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Toda ajuda é bem vinda quando precisamos controlar a ansiedade e o estresse.

O estresse pode reduzir o ritmo e a qualidade de vida, além de alterar seus aspectos positivos e a energia vital, e por consequência, prejudicar gravemente a saúde. Existem diversas formas de trabalhar o corpo e a mente no combate à ansiedade e estresse, e a alimentação pode ajudar nesse processo.

É natural que o estresse desencadeie a fome e a vontade comer comidas gordurosas, que não fazem bem para a saúde. Comer com qualidade é essencial, mas se atentarmos, alguns alimentos prometem ser estratégicos para melhorar os sintomas da ansiedade. Enquanto alguns nutrientes como vitamina B e ômega-3 podem na verdade reduzir a depressão, o magnésio ajuda os músculos a relaxar e te ajuda a dormir bem, enquanto que oxidantes agem contra danos a memória. Confira os campeões no combate ao estresse e ansiedade:

1 – Laranjas: as frutas cítricas, ricas em vitamina C são conhecidas por reduzir a pressão sanguínea e regular os níveis de cortisol a níveis normais, após momentos estressantes, além de melhorar o sistema imunológico.

2 – Espinafre: é rico em magnésio, cuja deficiência pode causar enxaquecas e fadiga, sintomas típicos de quadros de estresse e ansiedade. O estresse esgota o magnésio em seu corpo, que resulta na simulação da produção de GABA (Ácido gama-aminobutírico) e ajuda a produzir dopamina.

3 – Iogurte: um estudo recente mostrou que comer iogurte probiótico pode ajudar o cérebro a funcionar regularmente, diminuindo as chances de depressão ou ansiedade. Eles apresentaram receptores do neurotransmissor GABA, sugerindo que iogurtes mudam a neuroquímica do cérebro.

4 – Salmão: um estudo sobre o metabolismo de pessoas diabéticas descobriu que o ômega 3 previnem os hormônios do estresse, cortisol e adrenalina de terem picos. Além de diminuir a tensão, dietas ricas em ômega 3 ajudam a reduzir doenças cardíacas relacionadas à alimentação.

5 – Batata doce: rica em todos os tipos de vitaminas e minerais, como a vitamina C, vitamina D, vitamina B6, ferro e magnésio. Ela é um dos excelentes alimentos para combater a ansiedade e o estresse. Ajuda a construir o sistema imunológico e é responsável por aumentar os níveis de energia, melhorar o humor e a ter ossos, pele e nervos saudáveis. Também colabora para manter o coração saudável ao reduzir a homocisteína no corpo.

6 – Abacate: abacates são ricos em 14 minerais e ácidos graxos essenciais, que são altamente benéficos para saúde. Ele também possui altos níveis de gordura monossaturada e potássio, que ajuda a diminuir a pressão sanguínea e combate a hipertensão resultante do estresse. O abacate ajuda a aumentar a produção de serotonina, que também é um hormônio que ajuda a aliviar a ansiedade o estresse.

7 – Pepino: os pepinos contem grande número de nutrientes que o corpo precisa. São ricos em carboidratos e possuem zero ácido graxos, que significa energia instantânea sem gordura nenhuma, ou seja, uma ótima estratégia.

8 – Mariscos: incluem as ostras, mexilhões e vieiras e são alimentos para combater a ansiedade e o estresse por serem ricos em vitamina B, que reduz o estresse instantaneamente, e também são ricos em cromo, que ajuda a melhorar os reflexos.

9 – Amêndoas: são ricas em vitamina B2, vitamina E, Magnésio e Zinco, e por isso também são alimentos para combater a ansiedade e o estresse. Magnésio e vitamina B ajudam a aumentar a serotonina. O zinco ajuda a combater os efeitos negativos do estresse e a vitamina E age como um antioxidante que destrói radicais livres relacionados ao estresse e doenças cardíacas.

10 – Morangos com calda de chocolate: além de conquistar pelo sabor, o chocolate tem substâncias que causam a sensação de bem-estar – delas é a feniletilamina. Além disso ele é rico em magnésio que ajuda a manter o bom humor. Já o morango ajuda a reduzir a pressão sanguínea e regular os níveis de cortisol a níveis normais. Mas o consumo dessa iguaria deve ser moderado devido ao seu alto índice calórico.

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