15344244953190935

Todos os valores, objetivos e hábitos do mundo moderno favorecem o aparecimento de quadros de ansiedade, que junto com o estresse e depressão, pode ser considerada um dos males do nosso século.

Lidar com a ansiedade não é tarefa fácil, já que não é possível ter controle total dos sentimentos e essa busca ainda pode agravar ainda mais o estresse. Porém, trabalhar esses sentimentos é uma boa forma de viver bem. Veja algumas dicas:

Respire fundo: a respiração faz com que se retome a consciência, fazendo com que o presente se restabeleça e as sensações ruins sejam amenizadas.

Medite: a prática da meditação ensina a lidar com o estresse, pois faz com que tenhamos mais conexão com nosso interior, conhecendo e controlando melhor os instintos e emoções.

Pratique exercícios físicos: atividade física eleva a produção de serotonina e a sensação de prazer, além de fazer bem para a saúde como um todo e promover a socialização.

Dê um tempo na tecnologia: o uso desenfreado da tecnologia sobrecarrega a mente, gera estresse e faz com que haja uma substituição de experiências que são importantes o dia a dia, como relações pessoais e até mesmo o ócio produtivo e criatividade.

Ócio produtivo: é importante entender que o corpo precisa de espaço de calmaria e de contemplação para ser produtivo e criativo.

Distribuir melhor as atividades e obrigações: trabalho, estudo ou qualquer atividade em excesso pode levar ao estresse. Deve haver sempre tempo para as relações pessoais, para realizar atividades que efetivamente deem prazer, lazer e descanso.

Dormir bem: o sono de qualidade é essencial para o combate à ansiedade, isso porque descansar o corpo e a mente reequilibra as funções do organismo e previne o surgimento de outros distúrbios associados à ansiedade.

Terapia: É preciso recordar e reelaborar os aspectos psíquicos que provocam a ansiedade e por meio da análise podemos aprender a lidar com o problema, sintomas e até mesmo desvendar sua origem.

Remédios: Dependendo do nível de ansiedade, nos casos em que paralisa a vida, é preciso recorrer aos medicamentos durante um período. Sempre sob orientação médica.

Recomendados

Estímulos que liberam adrenalina fazem bem?
Leia mais...
Meditação: Estudo mostra que pode reduzir sintomas de depressão e estresse
Leia mais...
Série “Filmes que fazem bem para a alma” – “A cor púrpura”, de Steven Spielberg
Leia mais...

0 comments

Responder