15232747707957323

Uma longa noite de sono ininterrupto, tranquilo para estar pronto e bem disposto para o dia seguinte: parece perfeito, mas essa não corresponde à realidade da maioria das pessoas nos dias de hoje.

Dormir por, pelo menos entre 7 e 9 horas, é um milagre para algumas pessoas que sofrem de insônia e, em longo prazo, isso pode trazer sérias consequências para a saúde.

Um neurocientista da University of California di Berkeley, Matthew Walker, tentou explicar o que a falta de sono pode causar em nosso corpo. E de acordo com o pesquisador, autor do livro “Why We Sleep”, o impacto deletério da insônia vai muito além do sentir-se cansado e mal-humorado durante o dia.

Veja quais são as principais consequências que a insônia pode ter em nossa saúde:

1. A falta de sono impede o cérebro de poder criar novas memórias.

2. Pouco sono leva a um impulso no desenvolvimento de uma proteína tóxica no cérebro, chamada beta amilóide, que está associada à doença de Alzheimer.

3. Dormir por apenas cinco ou seis horas por noite afeta o sistema reprodutivo dos homens, levando-os a ter um nível de testosterona dez anos mais velho.

4. A privação do sono tem um impacto no sistema imunológico anunciando um risco de desenvolver várias formas de câncer.

5. Pessoas que sofrem de insônia podem desenvolver problemas cardíacos e ter uma redução natural da pressão arterial.

6. Após uma atividade cerebral contínua de 19 ou 20 horas, a capacidade mental fica tão comprometida que se torna tão deficiente quanto o cérebro de uma pessoa embriagada.

7. A falta de sono desequilibra a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, provocando nervosismo, estresse, tensão, podendo chegar à depressão.

8. A falta de sono também pode ser sinônimo de diminuição da produção de Tsh, o hormônio que estimula a atividade da tireoide, resultando no início do hipotireoidismo.

9. Dormir pouco pode ajudar também a engordas, já que aumentam-se a produção do hormônio grelina, que sinaliza a fome, enquanto a de leptina, que indica a saciedade, diminui.

10. Até mesmo a saúde ocular pode ficar comprometida. Durante o sono, o tônus muscular se reduz para permitir que os músculos sejam eficientes e regenerados, isso também serve para os músculos dos olhos.

Recomendados

Uma noite sem dormir já acumula proteína ligada ao Alzheimer no cérebro
Leia mais...
Transtornos de ansiedade mais comuns em crianças
Leia mais...
Bebidas quentes e comidinhas para regular hormônios que ajudam a dormir
Leia mais...
10 dicas para lidar melhor com a ansiedade
Leia mais...
Cheiro de natureza interfere positivamente no gerenciamento do estresse
Leia mais...

0 comments

Responder