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Estudos comprovam que caminhar ajuda quem quer emagrecer, afasta o risco de obesidade e ainda reduz o risco de doença cardíaca.

Mas as vantagens vão além: andar por aí também é um hábito que contribui para combater o estresse.

Veja 5 motivos para caminhar todos os dias!

1 – Caminhar induz a meditação: um estudo britânico defende que andar pode colocar o cérebro em estado meditativo e mais calmo, permitindo a reflexão e profundo relaxamento, principalmente se a caminhada for em espaços cercados pelo verde, como parques ou trilhas.

2 – Boa opção de lazer: tirar um tempo para si mesmo ao ar livre e distrair-se é ótimo para a saúde mental, além de melhorar a memória e a concentração.

3 – É um ótimo exercício e libera endorfina: a endorfina é o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e relaxamento, e é liberado principalmente após a prática de exercício. Ao ser liberada durante a caminhada, ajuda a reduzir a tensão e também pode aliviar a depressão leve, melhorar o humor e a autoestima.

4 – Promove integração social: caminhar em grupo relaxa ainda mais já que é uma boa oportunidade para socializar, colocar o papo em dia e ainda diminuir os níveis de cortisol, que é o hormônio do stress.

5 – Melhora no condicionamento físico: caminhar dá energia e reduz a fadiga. Um estudo de 2008 da Universidade de Georgia comprovou que as pessoas sedentárias que passaram a caminhar tiveram um aumento de 20% na energia e redução de 65% da fadiga.

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