Antes de começar a leitura, dê play no vídeo acima e entre no clima…

Dançar é uma atividade divertida, agradável, relaxante, gasta calorias e traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Difícil não se sentir feliz dançando, seja sozinho, em turma ou com um parceiro.

Ao contrário do que se imagina, para se alcançar todos os benefícios da dança, não é preciso saber dançar. Basta deixar a timidez de lado e se movimentar livremente ouvindo uma musica animada e estimulante!

Confira as coisas boas que acontecem com seu corpo quando você dança:

1 – Atividade física eficiente
Dançar é uma atividade física alegre e que garante alta queima calórica. O grande número de ritmos e estilos permite que esse exercício nunca caia na rotina e garanta sempre boas risadas.
Para o corpo, a dança promove aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico. Uma boa fórmula para perder peso e garantir mais saúde se divertindo!

danca1

2 – Diminui o risco do desenvolvimento de demências
Um estudo conduzido pelo Albert Einstein College of Medicine, em Nova York, publicado no New England Journal of Medicine, foi realizado durante um período de 21 anos com idosos de 75 anos ou mais. Os pesquisadores mediram a acuidade mental no envelhecimento, monitorando as taxas de demência. O objetivo do estudo era descobrir se quaisquer atividades físicas ou cognitivas recreativas têm um efeito sobre a acuidade mental. O resultado foi que dançar com frequência apresenta 76% menos risco de adquirir demência na 3ª idade. Isso porque as pessoas que dançam regularmente têm maiores reservas cognitivas e um aumento da complexidade das sinapses neuronais. O poder da dança é  fazer com que o cérebro religue continuamente seus caminhos neurais ajudando com neuroplasticidade.

3 – Deixa mais inteligente
A dança melhora nossa resposta automática a determinada situação (a relação estímulo-resposta), ou seja, o cérebro avalia mais rapidamente entre várias respostas razoáveis e deliberadamente escolhe uma. A dança é um exemplo de uma atividade que exige a tomada de decisão rápida. Ela exige respostas instantâneas a perguntas como: De que maneira girar? Que velocidade mover o corpo? Como reagir aos movimentos do seu parceiro? A dança é uma excelente maneira de manter e melhorar a sua inteligência.

danca_pasalix24 – Exercita a memória e combate o envelhecimento
A dança é uma ótima maneira formar novos caminhos neurais e tornar as sinapses ainda mais complexas. É uma atividade que sempre traz coisas novas, ou seja, trabalha também na construção de diferentes rotas mentais e muitos caminhos. Além disso, memorizar passos de danças e balanços, são ótimos exercícios!

5 – Combate à depressão e ansiedade
Quem dança os males espanta! Além de ser um exercício físico excelente, dançar é também uma grande terapia e, de fato, se movimentar embalado pelo ritmo da música é capaz de transformar um dia ruim em um dia bom. A prática é estimulante, relaxante e motivadora, pois não envolve só técnica, pede sentimento.

 

Recomendados

Sono revitalizador é a principal arma contra o estresse
Leia mais...
O corpo pede por mais horas de sono no inverno?
Leia mais...
Série “Filmes que fazem bem para a alma” – “A voz do coração”, de Christophe Barratier
Leia mais...
O que fazer quando o parceiro (a) não entende a sua depressão?
Leia mais...
6 exames que ajudam a detectar os distúrbios do sono
Leia mais...

0 comments

Responder