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Não basta colocar o pijama, escovar os dentes e cair na cama. Para um sono de qualidade é necessário que o ambiente também esteja adequado.

Um ambiente tranquilo, limpo e organizado é um diferencial para a qualidade do sono. O local também precisa ser arejado e fresco, portanto um ventilador de teto pode ser uma saída para os dias quentes. Mas é preciso estar atento: o vento direto durante a noite pode causar gripes e resfriados.

A iluminação também vai condicionar uma boa noite de sono. É importante que durante a noite o ambiente esteja totalmente escuro, sem luzes artificiais inclusive. O escuro auxilia na produção da melatonina, um hormônio que favorece a manutenção do sono. Já durante o dia, janelas abertas ajudam a circulação do ar.

No mais, um quarto organizado e bem decorado fornece sensação de bem-estar, melhora o humor e o comportamento.

Especialistas também alertam que o contato com celular, TV, tablet ou qualquer aparelho similar é uma grande cilada para o sono. Portanto, o quarto deve ser o último cômodo da casa para alojar esses objetos.

Até mesmo as cores da tinta usada nas paredes do quarto podem causar efeitos: o azul, o verde e o cinza são tons que acalmam o cérebro e, por isso, são indicados para o ambiente onde se dorme. Em compensação, estudos mostraram que a luz azul, como a emitida por aparelhos smartphones e luzes LED, prejudica o relógio biológico, ao reduzir a produção do hormônio melatonina, que regula o sono. Assim, a lâmpada mais indicada é a de cor amarela.

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