tipo-de-ansiedade-pasalix

A ansiedade se manifesta de diversas maneiras, dependendo do transtorno a que diz respeito. Uma pessoa que tem um transtorno de pânico, por exemplo, pode não apresentar um comportamento igual àquelas que possuem medo de contaminação, e por isso, têm a necessidade de lavar as mãos frequentemente. Assim como esses dois comportamentos não são iguais às pessoas que têm medo de falar em público. Porém, ambos esses sintomas são característicos da ansiedade.
Segundo estudos da psicologia cognitivo-comportamental existem 5 tipos principais de ansiedade.

São eles:

Transtorno de Pânico
A sensação de medo e ameaça de morte é uma constante e se manifesta em sinais físicos como taquicardia, respiração ofegante e tontura. O pânico sugere a perda do controle da situação e perda da consciência. Os ataques podem ser cíclicos, já que o próprio medo da crise de pânico pode levar a um novo ataque.

Transtorno de ansiedade generalizada
O TAG tem origem no estresse e preocupação excessiva, como pensamento sempre voltado para a ideia de que tudo poderá se acabar em uma grande catástrofe.

Fobia Social
É um tipo muito comum e é caracterizado pela incapacidade do indivíduo se sentir a vontade em locais públicos pelo medo do julgamento dos outros. Essa pessoa tem muita dificuldade de falar em público e, às vezes, até em uma situação informal.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo
O TOC, por sua vez, é representado pelo medo da perda do controle e por ser responsável pelo acontecimento de algo terrível para os outros (sensação de culpa). Se manifesta em um comportamento repetitivo e obsessivo como causa de pensamentos ruins e intrusivos que geram ansiedade.

Transtorno de estresse pós-traumático
O TEPT nasce após um evento terrível na vida do indivíduo, que causa um trauma. O transtorno aparece como a ansiedade, memórias, pensamentos e lembranças do ocorrido que trazem a tona toda a sensação ruim do momento, como se estivesse acontecendo novamente.

Recomendados

5 técnicas para relaxar em apenas 1 minuto
Leia mais...
6 sinais de que você está super estressado
Leia mais...
Ansiedade: quando a aceleração dos pensamentos é problema
Leia mais...
O uso de smartphones  aumenta a ansiedade
Leia mais...

0 comments

Responder