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Mindfulness é o conceito traduzido que significa atenção ou consciência plena. É o princípio de que estamos aqui e agora, e assim, devemos estar por completo. A ideia vem, portanto, para conectar ação e pensamento, e nos lembrar de olhar com generosidade e consciência cada uma das nossas sensações, devaneios, atitudes.

Por exemplo, uma ação tão básica e natural como respirar, pode ter seu efeito potencializado quando prestamos atenção no que a respiração significa, seus movimentos e sensações. Os benefícios de uma respiração “não automática” são inúmeros e incluem: bem estar, calma, consciência corporal, controle do estresse, concentração, entre outros.

As terapias baseadas em mindfulness estão sendo cogitadas como alternativa para o uso de medicamentos contra ansiedade, depressão e outros. Isso foi o que indicou um estudo publicado na revista científica britânica Lancet, que comparou os resultados obtidos por remédios antidepressivos e essas terapias.

Mas para isso é necessário ativar a consciência plenamente e buscar aplica-las nas relações profissionais, amorosas, familiares, e a relação consigo mesma.

Conheça uma lista de exercícios mindfulness para praticar e aumentar sua qualidade de vida:

1- Observe sua respiração. Faça movimentos regulares e imagine a circulação do ar pelo seu corpo. Esse exercício é uma meditação muito importante.

2- Perceba o próprio corpo ao comer e andar e  tente prestar atenção a todos os detalhes a sua volta.

3- Foco no que esta fazendo, seja no trabalho profissional, domestico ou em ações simples como cozinhar.

4- Ouça e fale consigo mesmo. Essa é uma boa forma de fazer uma analise das situações, vendo-se de “fora”.

5- Preste atenção em tudo a sua volta e desligue o piloto automático.

6- Pare de vez em quando: para descansar, digerir acontecimentos e conversas, planejar próximos passos e refletir.

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