Gentileza-gera-gentileza

Coisas que pareciam simples e de fácil execução, se transformam em difíceis tarefas no dia a dia para um idoso. Ainda assim, parte representativa da terceira idade prefere morar sozinho.[…]

Morar sozinho nem sempre é sinônimo de solidão, pelo contrário, é uma forma de manter a liberdade e manter-se ativo. Porém, são inegáveis os riscos a que esses idosos estão expostos: a fragilidade muscular e a visão comprometida favorecem tombos, a coordenação motora prejudicada também pode causar a quebra de objetos, cortes e queimaduras.

Confira 8 invenções que podem facilitar e tornar mais segura a vida de idosos que vivem forever alone sós:

» Cuidador digital
cuidador digital

Uma startup de São Paulo desenvolveu um acessório a prova d’água que contém um botão que, quando pressionado, aciona automaticamente uma ligação para amigos e familiares do idoso (para pedir assistência) em casos de acidentes ou riscos iminentes. O objeto chamado de Cuidador Digital oferece mais liberdade aos usuários, pois utiliza tecnologia GSM e é 6 vezes mais rápido do que procurar o telefone mais perto. 😉
Gostou? Veja mais no site oficial.

» Lâmpadas com radar detectam queda de idosos
lampadaradar

Uma empresa japonesa desenvolveu um par de lâmpadas LED que rastreiam os movimentos de uma pessoa que tenha caído ou, de repente, parou de se mover. A tecnologia é sensível e inteligente o suficiente para saber quando alguém até mesmo cochilou medindo seus movimentos quase imperceptíveis de respiração. Não há motivo para preocupação, pois as lâmpadas estão conectados a uma rede Wi-Fi, prontas para sinalizar qualquer tipo de problema.
Essa dica é do Catraca Livre.

» Chinelos com lanternas
brightfeet
Os confortáveis chinelos foram inventados pelo americano Doug Vick e contém lanternas poderosas para iluminar os caminhos durante a noite. As luzes são acionadas no escuro quando o pé entra no calçado e continuam acesas por alguns segundos até que a pessoa retorne em segurança até a cama.
*Agora o lanchinho da madrugada ficou mais seguro \o/

» Celular para idosos tem teclas grandes e botão de emergência

zte
A fabricante chinesa ZTE lança o S302, um celular com funções específicas para idosos. Ele tem teclas grandes para quem tem dificuldades em enxergar números menores. Já em relação ao volume, ele pode ser ajustado em níveis que o fazem ser escutado até por aqueles que já não ouvem tão bem. Além disso, o S302 possui um grande botão laranja para situações de emergência localizado na sua parte de trás. Ao ser acionado, ele dispara ligações e mensagens SMS para até quatro números predeterminados. Se um número não responder, ele liga para o próximo. Durante as ligações, o celular emite um ruído de sirene altíssimo e, quando alguém responde, ele ativa o viva-voz automaticamente.

» Frasco lembra paciente de tomar remédio

GlowCaps
Criado pela empresa norte-americana Vitality Inc., o frasco de remédio GlowCaps tem um sistema que envia um lembrete ao paciente via celular. O sistema funciona assim: Quando o frasco de remédio é aberto, envia um sinal para a base, que pode ficar na casa ou no trabalho do paciente. Se ele não for aberto na hora programada, a base começa a piscar e tocar músicas, para lembrar a pessoa de que é hora de tomar o remédio. Caso você não esteja por perto, ela aciona um mecanismo que automaticamente liga ou envia uma mensagem para o seu celular.

» Bengala inteligente

bengala
“The aid” é uma bengala tecnológica cuja invenção rendeu um prêmio mundial a uma jovem designer lituana. Com o objetivo principal de guiar o idoso em seu trajeto diário, ela está equipada com tecnologia GPS, 3G, bluetooth e wi-fi, além de possuir um sensor LED que mede as pulsações (se a bengala detectar frequência cardíaca irregular são automaticamente contatados os serviços de emergência), a temperatura ambiente e a humidade. Através do sistema de navegação por satélite, quando usada para obter indicações, ela indica para onde a pessoa deve ir, bem como a distância e o número de passos necessários até ao destino. E se, por algum motivo, for necessário mudar de direção a bengala vibra e um novo percurso é apresentado.

» Dispositivo avisa quando o idoso com Alzheimer se levanta da cama

Kenneth-Shinozuka
Pessoas que convivem e cuidam de alguém com Alzheimer sabem do perigo que representa o hábito da pessoa se levantar da cama à noite e perambular pela casa ou até mesmo pela vizinhança. Ao viver essa experiência com seu avô, Kenneth Shinozuka, norte-americano de 15 anos, criou um dispositivo que avisa, via smartphone, toda vez que o idoso coloca os pés no chão. O gadget, que fica preso ao pé ou na meia, consiste em um sensor de pressão conectado a um chip RFID. Dessa forma, assim que a pessoa coloca os pés no chão, o sensor é acionado, enviando uma mensagem ao celular da pessoa responsável por cuidar do idoso. Dessa forma, o cuidador pode ter um sono mais tranquilo em vez de ter de ficar atento a cada vez que o idoso se levanta. O projeto de Kenneth Shinozuka ficou entre os 15 finalistas do Google Science Fair.

» Caneca inquebrável

kangoroocup
Aos 11 anos, Lily Born criou uma caneca especial para ajudar o avô que sofre de Mal de Parkinson. Ao notar que o avô se atrapalhava na hora da alimentação, Lily criou um copo para o proteger, pois a invenção o permitia comer e beber sem derrubar o conteúdo do recipiente e, caso caísse no chão, não quebraria. A ideia inicial foi colocar ”pernas” na caneca, deixando-a mais firme na hora do uso. E foi assim que surgiu o Kangaroo Cup.

1 comment

Maria das Doress

Me parece ser bastante util

Os idoso vão gostar

Responder