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Psicólogos são profissionais especializados que auxiliam seus pacientes a lidar com os problemas de ordem mental e emocional, entre eles, o estresse e ansiedade. Para isso se valem de algumas técnicas que podem ser aplicadas até mesmo longe do divã.

Comprimir e soltar os músculos: tem por princípio que, após um esforço intenso, vem um longo relaxamento. Ou seja, consiste em comprimir todos os músculos do corpo por 10 segundos e, passado esse tempo, relaxar por 20 segundos.

Usando a alimentação: esse método de alívio de estresse tem como base o fato de que, quando se está deprimido, vem o desejo de comer algo saboroso e reconfortante. No método, propõe-se conscientemente escolher comer algo saudável, ou um prato que nunca provou antes.

Reaja corretamente ou não reaja: nunca tentar combater o estresse também é uma técnica. Em vez de tentar lutar contra isso, existe um mantra a ser repetido durante toda a situação estressante. O mantra é: ‘eu não posso mudar a situação, mas posso mudar minha reação’.

Defina um cronograma para seus pensamentos estressantes: muitos psicólogos recomendam um método popular de limpar a mente – tudo o que você precisa fazer é bater palmas e dizer: “Chega! Vou pensar nisso depois!”, e defina um tempo posterior para tentar resolver o problema.

Faça algo útil: tudo o que você precisa fazer para limpar seus pensamentos é fazer algo positivo ou algo que produza resultados, como lavar a louça ou organizar um cômodo da sua casa.

Tenha um hobby ou pratique atividades que dê prazer: dedique algum tempo para se envolver em algo que contribua com sua sensação de calma pelo menos uma vez por semana, por pelo menos uma hora. Pode ser qualquer coisa que te ajude a relaxar e esquecer todos os seus problemas – ler, pintar, cozinhar ou se exercitar

Faça um pouco de ioga e vá direto para a cama: o ioga pode ser uma maneira de aliviar as tensões e sensações enquanto se prepara o corpo para dormir. Isso vai fazer relaxar e dormir facilmente.

Acalme seus nervos com um toque: uma maneira pouco convencional, mas altamente eficaz para aliviar o estresse. Recomenda-se passar o dedo indicador sobre os lábios – tanto o esquerdo quanto o direito – por alguns minutos. Esse movimento estimula os nervos nos lábios e estimula a ação do sistema nervoso parassimpático – que funciona apenas quando o corpo está calmo.

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