O sono é artigo de luxo na sociedade moderna, que funciona 24h e a insônia é algo mais comum do que gostaríamos. Algumas pessoas simplesmente não conseguem pegar no sono com facilidade, outras até dormem, mas acabam acordando uma ou mais vezes durante a noite. Esse é um sinal de que o sono não está sendo profundo o suficiente.

Os episódios de insônia podem ocorrer ocasionalmente, mas também podem ser crônicos e necessitam ser tratados. Quem acorda diversas vezes durante a noite sofre de “insônia de manutenção”, uma queixa muito comum entre pacientes com distúrbios do sono.

Segundo especialistas é necessário avaliar as causas desse despertar. Muitas vezes o indivíduo acorda por conta de algum barulho, como ronco do parceiro ou latido de cachorro, em outros casos, o problema está no próprio paciente – tosse constante, apneia, necessidade frequente de urinar e até mesmo problemas no ritmo cardíaco.

Acordei no meio da noite. E agora? Como voltar a dormir?

Ficar estressado e preocupado tentado dormir desesperadamente só agrava o problema.

Uma boa dica para voltar a dormir é fazer um exercício de meditação e respiração, já que retomar o ritmo respiratório de forma consciente ajuda a acalmar o batimento cardíaco, faz com que a mente fique mais concentrada (evitando o fluxo intenso de pensamentos) e promove o equilíbrio nos níveis de oxigênio e dióxido de carbono no organismo.

Essa dica chama-se Técnica do 4-7-8 e foi descoberta pelo Dr. Andrew Weil, doutorado pela Harvard Medical School, EUA.

Passo a passo:

1 – O primeiro passo é expirar pela boca deixando todo o ar sair, como um som “oooosh”.

2 – Em seguida, feche a boca e inspire silenciosamente pelo nariz contando até 4.

3 – Pare a respiração mantendo o ar nos pulmões, e conte mentalmente até o número 7.

4 – Expire completamente pela boca com o som “ooosh” contando até 8.

5 – Repita a técnica até 4 vezes, isso se o sono não interromper o processo.

Veja o vídeo abaixo para já ir treinando em casa:

Se não voltar a dormir, em vez de ficar rolando na cama, olhando para o relógio, o ideal é levantar-se e buscar fazer uma atividade relaxante, como ler um livro, retornando a cama somente quando se sentir sonolento novamente.

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