adote-um-avo

A bonita iniciativa que promove o combate à solidão de idosos.

Uma fase da vida de sabedoria e boas histórias, cercados pela família constituída muitas vezes com sacrifícios, mas que são retribuídos na velhice com amparo e carinho. Infelizmente essa não é a realidade de um grande número de idosos em nossa sociedade.

Algumas famílias, ao verem seus velhinhos dependentes de cuidados, carinho e atenção acabam por tomarem atitudes cruéis de abandono e descaso, tanto no sentido afetivo, como financeiro. Muitos não constituíram família na juventude e também ficam à margem da sociedade, que não possui políticas de acolhimento e valorização das pessoas na terceira idade.

Não à toa, cada vez mais idosos são vítimas da depressão e ansiedade causadas pela intensa solidão e também por se sentirem excluídos.

Um bonito projeto pretende acolher esses velhinhos, que muitas vezes estão em asilos e não recebem visitas. A inciativa “Adote um avô” começou em Madrid, na Espanha, e já conta com 204 voluntários espalhados por outras cidades espanholas. Mais de 1000 idosos já foram “adotados” e podem contar com a companhia e alegria de seus “netos postiços”.

Torcemos para que a iniciativa se espalhe para outros países, principalmente no Brasil.

0 comments

Responder