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Para quem deseja combater o mal da insônia, o cuidado com a alimentação é essencial, principalmente algumas horas antes de ir para cama.

Alimentos estimulantes como café, coca-cola, chocolate e a pimenta devem ser evitados especialmente depois das 16 horas para que o cérebro consiga receber os impulsos elétricos necessários para a perfeita regulação do sistema sono-vigília, e assim garantir uma boa noite de sono.

Já os alimentos ricos em triptofano como leite, nozes, aveia e tomate podem ajudar a dormir! Confira o que é indicado para consumo antes do sono:

– Alimentos ricos em triptofano: coxa de peru, leite, carne de vitela, salmão, tomate, queijo branco, nozes, mel;
– Alimentos ricos em vitamina B6: cenoura, cebola, kiwi, levedura de cerveja, banana, atum, azeite, espinafre, melancia, ervilha, soja;
– Alimentos ricos em vitamina C: acerola, laranja, limão, aspargos, acelga, morango, kiwi, melão, pimentão, tangerina;
– Alimentos ricos em magnésio: alho, banana, nozes, ameixa seca, pão integral, arroz integral, salmão, espinafre;
– Alimentos ricos em carboidratos complexos: macarrão e arroz integrais, batata, feijão, grãos integrais como linhaça e chia.

A falta de cálcio no organismo pode estar relacionada à insônia e, por isso, recomenda-se aumentar o consumo de alimentos ricos em cálcio, como iogurte natural e leite, especialmente antes de ir dormir. Uma boa dica é tomar 1 copo de leite morno antes de ir para a cama.

Além disso, outras dicas podem auxiliar para uma boa noite de sono:

– Prefira uma sopa quente ao em vez de jantar pesado;
– Não jantar muito próximo da hora de ir para a cama;
– Não assistir televisão enquanto estiver jantando.
Para combater a insônia também é importante ter horários regulares, tanto nas refeições como nos horários de dormir e acordar.

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