10_capa_pasalix_pi.png

Você sabia que a sua alimentação pode estar desencadeando sua ansiedade? Da mesma forma como alguns tipos de comida podem auxiliar no combate à ansiedade, outros podem piorar os sintomas. Por isso, uma alimentação equilibrada pode ser essencial para quem sofre dessa condição.

Veja quais os tipos de alimentos que pioram o quadro:

1 – Pizza: alimentos como a pizza possuem uma quantidade elevada de carboidratos na composição, que eleva a quantidade de insulina e adrenalina. Isso pode gerar uma espécie de “abstinência” no corpo, fazendo com que venha a vontade de consumir novamente. Outros alimentos produzidos a partir de massas também possuem uma quantidade de carboidratos elevadíssima, o que pode provocar uma agitação não bem-vinda a quem sofre de ansiedade.

2 – Café: alimentos ricos em cafeína são consumidos como uma forma de se manter acordado e atento. Isso porque a substância provoca um aumento no cortisol. Em altas quantidades, o cortisol agrava o sentimento de estresse e sintomas da ansiedade, assim como também provoca uma diminuição em hormônios como a serotonina, conhecida por ser o hormônio da felicidade. Assim como o café, alguns tipos de chás fazem parte do grupo de bebidas com altos valores de cafeína.

3 – Álcool: essa substância pode desequilibrar a serotonina e outros neurotransmissores associados ao prazer e relaxamento. Em altas doses, o álcool também inibe o sistema nervoso central, provocando maior inquietação e dificuldade de concentração.

Recomendados

Malefícios das redes sociais
Leia mais...
A insônia pode causar depressão e ansiedade?
Leia mais...
Quais fatores são causadores da insônia e ansiedade?
Leia mais...
Como manter a calma para a prova do Enem?
Leia mais...

0 comments

Responder