3_capa_pasalix_pi.png

Ansiedade nada mais é do que o medo projetado para o futuro, sentimento que anda lado a lado com depressão e outras perturbações da mente. Quando esse estado de vigilância associado à ansiedade se torna permanente e desadequado à situação, ele pode causar muito desconforto e afetar o bem-estar e a possibilidade de termos uma vida feliz.

Com essas e outras manifestações, a ansiedade têm impacto direto em nossa autoestima, e vice-versa, isso por conta da relação que desenvolvemos com o nosso mundo interno e externo.

Os pensamentos negativos e catastróficos podem ser desencadeados por insegurança transmitida pelos cuidadores e/ou desenvolvida com base em traumas ou privações na infância. A preocupação exagerada com o que ainda não aconteceu é uma clara demonstração de insegurança e falta de confiança em si e nas suas capacidades para lidar com as situações da vida.

Uma pessoa que esteja bem consigo e que possua capacidade para lidar com o que lhe acontece, vai ter mais controle dos seus sentimentos e ansiedade. Os pensamentos negativos, crenças, falta de confiança em si e no futuro, minam a autoestima, sendo fundamental elevar a autoestima para minimizar o comportamento ansioso.

Como lidar melhor com ansiedade e baixa auto-estima?

– Evitar pensamentos limitadores e desafiá-los, agindo para desconfirmá-los.

– Agradecer a si mesmo

– Dar valor às suas necessidades e desejos e não depender de ninguém para as supri-los

– Não alimentar o fracasso e inercia mas olhar para tudo o que já conseguiu e orgulhar-se

– Alimentar a sua vida com experiencias aliciantes, por exemplo, envolvendo-se em novos projetos, workshops, novas experiencias.

– Traçar objetivos e esforçar-se

– Libertar-se do peso do passado, respeitando o seu percurso e processo de desenvolvimento pessoal.

Recomendados

Como viver o puerpério sem estresse
Leia mais...
Insônia: dorme mal ou é ansiedade?
Leia mais...
Estudo comprova a relação entre a depressão e o sono ruim
Leia mais...
Surto de depressão e ansiedade no Brasil?
Leia mais...
Como manter a calma para a prova do Enem?
Leia mais...

0 comments

Responder