7_Capa_pasalix_pi.png

Alguns alimentos que ingerimos possuem um grande poder sobre o nosso sono. Alguns são capazes de nos despertar e atrapalhar o sono revitalizador, enquanto outros podem dar um belo empurrão na hora de dormir.

A chave é algo que se chama triptófano, um aminoácido que é o precursor de serotonina e da melatonina, os químicos indutores de sono no cérebro. O triptófano está presente em pequenas quantidades em quase todos os alimentos proteicos e em quantidades mais altas em iogurte, leite, aveia, banana, tâmaras, frango, ovo e milho.

Os chás também podem ajudar. O chá de camomila é conhecido como um bom remédio para problemas de dormir. Pesquisas apontam que ele aumenta o nível de glicina no corpo, um relaxante muscular. Já o leite contém melatonina, um hormônio que ajuda a criar o desejo de permanecer dormindo, mas ainda não foi confirmado que tenha um impacto significativo.

Já o chocolate quente contém cafeína, que é um estimulante, portanto considere substituir o chocolate por um dos chás mencionados acima ou uma bebida com malte.

Assegure-se de beber líquidos suficientes durante o dia para se manter hidratado durante toda a noite e não precisar atrapalhar o sono com as idas ao banheiro.

Ingerir uma taça de bebida alcoolica de vez em quando não fará muito mal à sua saúde, mas isso não pode virar um hábito, pois pode provocar problemas sérios – que incluem insônia. O álcool nos ajuda a continuar dormindo, mas faz com que passemos menos tempo na etapa do sono de movimentos oculares rápidos (MOR), que é a mais satisfatória, e que despertemos durante a noite.

Recomendados

Insônia: dorme mal ou é ansiedade?
Leia mais...
Dormir com cobertores pesados ajuda contra insônia, estresse e ansiedade
Leia mais...
5 novos tipos de insônia segundo estudo científico
Leia mais...

0 comments

Responder