cromoterapia-relaxa-pasalix

A cromoterapia é um tratamento que já atravessa milhares de anos, tendo os primeiros relatos do uso das cores como terapia na Índia, China e Egito antigo. Trata-se de uma terapia holística, uma prática não médica que busca o equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de estímulos naturais e não invasivos.

Parte do princípio de que a cor, que é a luz em diferentes comprimentos de onda, é uma forma de energia capaz de afetar todas as células vivas, estimulando centros nervosos, e trabalha com problemas relacionados à energia do corpo em busca de equilíbrio físico e mental.

 

O tratamento

A cromoterapia acontece num quarto escuro, com a projeção de slides coloridos, aparelhos específicos ou lâmpadas coloridas. A pessoa deve estar relaxada e concentrada na cor aplicada, que podem ser aplicadas constantemente ou ritmicamente. Cada cor possui um significado e um efeito característico no corpo. Veja abaixo:

VERMELHO

Cor quente, relacionada ao sangue e à circulação. Faz com que o ambiente seja aquecido e fiquem menores. Normalmente está associada à intimidade, paixão e sexualidade. Pessoas que necessitam de mais energia e agitação também podem ser valer dessa cor, já que ela representa o aumento da pressão sanguínea. Não é indicada em quarto de dormir e nem em ambientes com crianças.

AMARELA

A cor amarela é do poder e da materialização dos sonhos. Também propicia a criatividade, e fornece certo aquecimento e agitação. Por conta disso, é uma cor indicada para pessoas paradas, tímidas, que seguram as emoções e têm dificuldades em concretizar planos. Tende a liberar o fluxo emocional e melhorar o humor!

LARANJA

Está vinculada à autoestima e relacionamentos. A cor promete deixar a pessoa mais alegre, criativa, feliz e com autoestima elevada.

VERDE

Associada à cura de doenças e ao coração. Transfere calma, relaxamento e bem-estar. Além disso, traz imunidade e é a primeira cor reconhecida pela retina. Não à toa, a cor verde é o símbolo da esperança.
Recomenda-se para pessoas deprimidas e tristes, vulneráveis à doenças, portanto pode ser usada em peças de roupas, ambientes e objetos.

AZUL

Ligada à tranquilidade, calma e paz. Seu uso é benéfico em pessoas agitadas, hipertensas, estressadas e, por conta disso, o tom claro é recomendado para quartos de dormir.
Essa cor também tem propriedades analgésicas, ajudando a diminuir sintomas de dores variadas.

Quem possui dificuldades em se expressar também pode explorar o azul.

AZUL INDIGO

O azul índigo eleva às aspirações mentais e espirituais. É ideal para quem quer encontrar-se com seu verdadeiro eu, em busca de respostas, soluções e ideias novas. Essa cor organiza pensamentos e ajuda no combate ao pessimismo.

VIOLETA

Tem o objetivo da revitalização. Ela dissipa sentimentos ruins, como raiva, tristezas, angústias e ansiedade. Ela faz com que o indivíduo encontre energias para recomeçar, esperança e força de vontade. A mentalização pode ser uma cachoeira de luz violeta sobre a sua cabeça, que leva embora toda angústia e maus pensamentos. O violeta também auxilia no sono reparador, para que as energias sejam recarregadas para mais um dia cheio de disposição.

Recomendados

Bebidas quentes e comidinhas para regular hormônios que ajudam a dormir
Leia mais...
Ansiedade: quando a aceleração dos pensamentos é problema
Leia mais...
Doenças da mente que podem acompanhar o Transtorno de Ansiedade
Leia mais...
Sono revitalizador é a principal arma contra o estresse
Leia mais...

0 comments

Responder