binaural-beats-insonia

Você já ouviu falar em Binaural Beats? A Batida Binaural, em português, é uma emissão sonora, a exemplo dos mantras budistas, que promete manipular o nosso cérebro de maneira a nos deixar mais relaxados, ora concentrados, ora sonolentos, dependendo do tipo de emissão sonora em específico.

Um físico polonês chamado Heinrich Wilhelm foi quem descobriu em 1839 que as ondas cerebrais podiam ser manipuladas, tornando possível induzir um padrão que facilita as atividades mentais. E assim, as Binaural Beats foram desenvolvidas a fim de contribuir para o desempenho profissional e até mesmo para redução de doenças como estresse e depressão, ou também auxiliando no tratamento de insônia.

A batida consiste em aplicar estímulos auditivos com determinada frequência em um ouvido, e outra levemente diferente no outro. Assim, o cérebro processa os dois tons e assimila a diferença entre eles, entrando em uma harmonização que favorece seu desempenho. Por exemplo, caso seja colocada uma frequência de 200Hz em um ouvido e 210Hz no outro, a percepção será de 10Hz, o que significa uma onda Alpha, ou seja, um estado de relaxamento.

Chamada de Ressonância Schumann, as frequências de vibração da Terra foram encontradas na natureza e podem até mesmo curar doenças. Cada frequência de pulsação produzirá um tipo de onda no cérebro humano (Alpha, Beta, Theta ou Delta), influenciando diretamente no estado de consciência.

Ondas Delta: 1 a 3Hz – Associadas ao sono profundo.

Ondas Theta: 3 a 7Hz – Associadas a um estado de capacidade criativa e inspiração, como durante o sonho.

Ondas Alfa: 7 a 13Hz – Associada ao estado de tranquilidade e relaxamento, durante a meditação por exemplo.

Ondas Beta: 13 a 30Hz – Associadas ao estado de alerta, vigília e atenção.

Fazendo uso da tecnologia de estimulo auditivo cerebral, algumas empresas e instituições de pesquisa desenvolveram CDs e playlists com diferentes objetivos, como dormir, trabalhar e estudar.

Essas playlists podem ser encontradas na internet e podem ser praticadas em casa, ou no ambiente de trabalho. É importante que sejam usados fones com capacidade estéreo e que não se escute muito alto.

Binaural Beats para concentração

Binaural Beats para insônia

Recomendados

10 sinais de que o estresse está te deixando doente
Leia mais...
6 sinais de que você está super estressado
Leia mais...
Como manter a calma para a prova do Enem?
Leia mais...
Dicas para combater o estresse na rotina e a insônia
Leia mais...

0 comments

Responder