22_1080x608Posts_pasalix

Uso do celular antes de dormir afeta a qualidade do sono.

Sonolência durante o dia todo, muito cansaço e tudo que se almeja é um bom banho e uma linda noite de sono. Mas só deitar na cama e dar aquela checada no celular que sono parece ir embora. Quem se identifica?

Um estudo recente apontou que levar o celular para a cama na hora de dormir é capaz de atrasar o sono e afetar na qualidade dele. Isso porque o uso do aparelho é capaz de atrasar a sensação do sono e provocar diminuição do estado de alerta no dia seguinte, além de alteração na secreção hormonal de melatonina (substância) que garante uma noite tranquila.

Pesquisadoras da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes comprovaram bons resultados na qualidade do sono ao banir o objeto durante a noite. Isso porque a luz emitida pelas telas de celulares – e outros aparelhos, como tablets, televisões e computadores – é capaz de fazer com que o sono não venha. A melatonina é liberada durante o anoitecer e induz ao sono. A exposição à luz, no entanto, inibe sua produção.

Portanto, para garantir a regulação do sono é necessário considerar três fatores: a necessidade biológica de dormir, o horário em que se dorme – devido às associações de claro-escuro no ambiente-, e o fator comportamental – que se refere aos hábitos de cada um antes de dormir.

Ou seja, se deseja pegar no sono prontamente, e ter um sono de qualidade, é necessário repensar seus hábitos e tentar esquecer o aparelho por, pelo menos, alguns minutos antes de se deitar.

Recomendados

Dicas para combater a insônia na menopausa
Leia mais...
Exercício de relaxamento muscular para dormir
Leia mais...
7 Dicas para começar o dia com o pé direito
Leia mais...
Bebidas quentes e comidinhas para regular hormônios que ajudam a dormir
Leia mais...

0 comments

Responder