03_capa_pasalix_pi.png

Sentir medo é algo natural e faz parte do desenvolvimento das crianças. É nessa fase que o novo e o desconhecido podem ser tomados por óticas ameaçadoras, e a capacidade lúdica pode formar histórias nem sempre tão agradáveis. Além disso, as crianças ainda possuem dificuldade em distinguir a imaginação e a realidade.

Porém, apesar de ser um processo natural, o medo pode oprimir e criar traumas e fobias, portanto, é imprescindível que os pais saibam lidar com essas dificuldades, servindo como base e segurança e fornecendo mecanismos que ajudem a reconhecer quando, de fato, elas estão passando por uma situação de risco ou quando estão com receio por fantasias próprias da idade.

O medo das crianças é geralmente temporário e mutável. Essa experiência, por mais desagradável que seja, faz parte de seu crescimento. Todo ser humano necessita identificar o momento em que se manifesta o medo para enfrentá-lo e, finalmente vencê-lo.

Veja algumas dicas de como lidar com o medo nas crianças:

– Todos sentimos medos em determinadas situações, portanto, devemos ser empáticos e compreensivos.

– Entenda de onde vem o medo e como ele funciona antes de ajudar a combatê-lo.

– Analise o tamanho e a proporção do medo e perceba o momento de solicitar a ajuda de um profissional.

–  Forneça segurança, mostrando compreensão, com gestos de carinho e toque.

– Explique como enfrentar situações de medo e como racionalizar o sentimento.

– Demonstre que nada de grave acontecerá e incentive-o para que tente enfrentá-lo juntamente com você.

– Evite exteriorizar seus próprios medos em frente aos filhos. É importante recordar que a figura dos pais para uma criança representa segurança, confiança e, até certo ponto, invencibilidade.

– Evite o contato com temas como terror e violência é uma boa medida para diminuir esse tipo de situação.

– Nunca devemos minimizar seu medo: subestimar ou enganar os seus sentimentos aumenta a sua vulnerabilidade.

– Falar abertamente sobre as coisas que o amedrontam, por exemplo: que os monstros ou bruxas são invenções é altamente recomendável, o conhecimento para ajudá-lo a distinguir a realidade da fantasia é vital para a estruturar a vida.

0 comments

Responder