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Trabalhar de casa durante o período da quarentena pode ser um fato inédito na vida de muitas pessoas. Por isso, é necessária uma boa adaptação para que nem o rendimento no trabalho seja afetado, e nem a qualidade de vida do funcionário seja prejudicada. Confira algumas dicas de como incorporar o home office e controlar a ansiedade em torno disso.

1 – Crie um local de trabalho: de preferência um local mais isolado e protegido das intromissões e dinâmicas da casa. Tenha um local confortável, iluminado e adequado para a postura.  Concentre todos os equipamentos e ferramentas no local para evitar deslocamentos (computador, telefone, impressora etc).

2 – Estabeleça uma jornada de trabalho: para quem mora nas grandes cidades, trabalhar de casa significa economia de tempo com o deslocamento, uma grande vantagem! Mas não vale estender o trabalho a ponto de intrometê-lo em sua esfera doméstica. Divida bem o tempo e inclua os períodos de refeições e pausas para descanso. Delimite o tempo de início e final de expediente.

3 – Evite distrações: para manter a produtividade, é preciso que todos entendam que problemas pessoais durante o horário de trabalho está fora de questão.

4 – Comunique-se: estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores.

5 – Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Tenha uma lista exequível de tarefas a ser realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la.

6 – Faça pausas: mantenha na rotina as pausas para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Elas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Também podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente insolúvel, porque dá o distanciamento, muitas vezes, necessário para enxergar a situação como um todo.

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