24_capa_pasalix_pi.png

Quem dorme bem, além de alcançar ótima qualidade de vida, pode se tornar menos ansioso. É o que mostra um artigo publicado na revista científica Nature Human Behaviour. Do contrário, quem passa a noite em claro tem até 30% de chance de ter um aumento nos níveis de ansiedade.

Segundo os pesquisadores, um sono profundo parece ser um ansiolítico (inibidor da ansiedade) natural, desde que praticado todas as noites. Chegaram a essa conclusão examinando o cérebro de voluntários que tiveram de ver vídeos emocionantes após uma noite inteira de sono e, de novo, depois de passarem o período em claro. Foi aí que a equipe percebeu que ficar sem dormir profundamente aumentava os níveis de ansiedade e estresse dessas pessoas.

Não dormir resultava no “desligamento” do córtex pré-frontal medial, região que ajuda a manter a ansiedade sob controle. Além disso, os pesquisadores perceberam que os centros emocionais mais profundos do cérebro estavam notavelmente mais ativos.

Exames feitos após noites bem dormidas mostraram que os níveis de ansiedade diminuíram bastante, graças às ondas cerebrais que perpassam o sistema nervoso quando estamos adormecidos.

0 comments

Responder