ajuda-alguem-com-depressao

Familiares, amigos e todos aqueles que convivem e amam alguém que é vítima da depressão também são afetados diretamente pelo transtorno e suas alterações de humor. Esse não é um desafio fácil a ser superado, mas existem algumas condutas que podem ser tomadas de modo a apoiar e até mesmo ajudar a superar essa doença.

Antes de tudo, a pessoa que convive com um depressivo deve entender que se trata de uma doença, e não um comportamento que se tem controle e que se possa melhorar por conta própria. A pressão sobre o paciente pode inclusive agravar o quadro depressivo.

O segredo é encontrar o equilíbrio entre o incentivo e o desejo de superação, mas sem pressionar. Além disso, entender as características e necessidades de alguém com depressão ajuda a reconhecer as formas de manifestação da doença e compreendê-las dentro do contexto do doente.

Os amigos, por exemplo, devem perceber se o paciente está aberto para visitas, passeios em ambientes externos ou programas que possam ser incômodos a um depressivo. Sentir-se forçado a fazer algo pode gerar no paciente culpa, vergonha e até mesmo pânico. Nesse caso, o melhor é preferir atividades que o deixem mais a vontade, como ouvir musica ou assistir a um filme, dentro de casa.

Confira outros pequenos gestos que podem demonstrar apoio:

– Esteja lá para quando a pessoa com depressão precisar, mesmo que em silêncio, segurando sua mão.

– Tenha sensibilidade para entender os desejos e necessidades do depressivo, mesmo que tenha que abrir mão de um programa super badalado.

– Não julgue e nem critique. Lembre-se que se trata de uma doença e tente se colocar no lugar do outro.

– Não minimize a dor do depressivo e nem mesmo a compare com outras.

– Evite conselhos, já que cada caso é um caso, e nem todo conselho motivacional é adequado num momento de crise depressiva.

– Pesquise, estude e amplie sua visão sobre a depressão.

– Tenha paciência, já que como toda doença, ela precisa de tratamento, tempo e apoio para ser superada.

0 comments

Responder