15_capa_pasalix_pi.png

A ansiedade é um sentimento comum, que pode ser despertada em algumas situações bem pontuais ou se apresentar com mais intensidade em um ou outro indivíduo. Porém, alguns quadros de ansiedade acabam por comprometer a vida da pessoa, inviabilizando um convívio social e familiar saudável, e tornando sua vida uma maratona de altos e baixos emocionais, que causam sofrimento constante.

Em geral, os transtornos de ansiedade acometem por volta de 25% da população, sendo que a incidência maior é nas mulheres. Mas como posso identificar se estou os sintomas de ansiedade? Faça o teste e descubra se está na hora de buscar um especialista!

– Você está constantemente tensa e preocupada com alguma(s) coisa(s)?

– Sua ansiedade já chegou a atrapalhar algo que fosse de sua responsabilidade? Como, por exemplo, apresentar um trabalho na escola ou na faculdade?

– Você sente-se constantemente atormentada por medos que a maioria das pessoas te explica que são irracionais?

– Você acredita que algo ruim vai acontecer se certas coisas não forem feitas de uma determinada maneira?

– Você evita algumas situações ou atividades cotidianas porque elas lhe causam ansiedade?

– Você sente que situações perigosas e catastróficas estão a cada esquina e/ou podem acontecer a qualquer momento?

– Você, com frequência, sente dificuldade de pegar no sono pois se vê pensando em tudo o que tem que fazer no dia seguinte?

– Você tem dificuldade de colocar foco em uma única atividade?

– Você se precipita diante de situações? Por exemplo, quando vai ter uma conversa séria com alguém, já fica pensando no que vai falar e no que, provavelmente, ele vai responder?

Se você respondeu “sim” para várias dessas questões, pode estar sofrendo de um transtorno de ansiedade. Mas, é claro, isso não é motivo de desespero, afinal, somente um profissional poderá avaliar o seu caso e, se necessário, indicar o melhor tratamento.

0 comments

Responder