institutoSono

O Instituto do Sono é um centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados ao sono. Fundado em 1992, o Instituto do Sono, da AFIP, Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa, é pioneiro no Brasil em realizar investigações multidisciplinares, além de identificar e tratar os distúrbios do sono que acometem cada vez mais a população.

Com cinco núcleos de atendimento atualmente, suas sedes possuem quartos equipados, destinados à realização de polissonografia e ao atendimento clínico dos voluntários das investigações científicas desenvolvidas pela instituição. A equipe do Instituto do Sono, por sua vez, é composta por médicos de diversas especialidades com formação em Medicina do Sono, técnicos habilitados para registrar e analisar polissonografias (todos os técnicos possuem treinamento de atendimento de urgência), além de psicólogos, biólogos, biomédicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos e pesquisadores, o que reforça sua atuação multidisciplinar.

Instituto do Sono-17Também fazem parte do Instituto, o CEPE e o NEPS.
O CEPE é o Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício considerado um dos maiores e mais avançados laboratórios de fisiologia do exercício, nutrição, composição corporal, treinamento físico e fisioterapia da América Latina. O NEPS é o Núcleo Experimental de Pesquisas do Sono, um laboratório de última geração, construído com a finalidade de realizar pesquisas pré-clínicas e garantir a continuidade dos estudos sobre a neurobiologia do sono.

O Instituto do Sono também oferece cursos de aperfeiçoamento e capacitação em sono, voltados para técnicos, médicos e outros profissionais da saúde. Os cursos são ministrados por renomados professores da área de Medicina do Sono, assim como por convidados internacionais. Além das atividades teóricas, o aluno tem a oportunidade de praticar, participando da realização de exames e da análise de resultados. Outro diferencial é a possibilidade de acompanhamento dos serviços dos sete ambulatórios especializados.

Com relação à produção científica do Instituto do Sono, artigos sobre “privação do sono”, “distúrbios do sono”, “sonolência e acidentes” e “exercícios físicos” foram publicados em revistas científicas de todo o mundo, sendo fruto do trabalho dos pesquisadores em busca de respostas e soluções nas mais diversas áreas da medicina do sono, comprovando o pioneirismo e comprometimento do Instituto para pesquisas que colaborem no desenvolvimento dessa ciência.

FERRAMENTA TESTE SEU SONO

O Instituto do Sono disponibiliza uma ferramenta interessante para quem deseja saber de modo simplificado como anda seu sono. Acesse o site para saber mais:

http://www.sono.org.br/sono/testeseusono.php

0 comments

Responder