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Em época de vestibulares, a grande maioria dos jovens coloca à prova sua saúde física e emocional ao lidar com a rotina estressante de estudos e a pressão por aprovação. É natural que a ansiedade, estresse, insônia e outros problemas surjam, mas com algumas dicas é possível contorná-los.

1 – Não deixe o sono de lado:

Estudar durante longas horas é importante, porém, passar noites em claro, deixar de dormir até chegar à exaustão pode ser um tiro no pé. Isso porque o sono de qualidade pode dar aquela força na hora da prova, já que dormir está intimamente associado ao aprendizado, pois favorece a consolidação na memória de novas informações adquiridas.

2 – Respire fundo, literalmente

Exercícios de respiração são ótimos para acalmar e relaxar e são possíveis de fazer em qualquer lugar ou posição. Inspire o ar o máximo que puder e depois expire devagar. Repita o processo com calma até perceber que a ansiedade está indo embora. Esse exercício é simples, mas melhora até o trabalho do cérebro ao aumentar a capacidade dos pulmões.

3 – Cuide da alimentação

A alimentação saudável é uma boa aliada do estudante que sofre da ansiedade para o vestibular. Consumir alimentos leves e beber muita água ajudam a afastar o nervosismo e evitam que o estresse atrapalhe no funcionamento do sistema digestivo. Leve uma garrafa de água para o local da prova e fuja de frituras, bebidas alcóolicas e café.

4 – Nada de imprevistos

Checar a documentação, materiais, horário e planejar anteriormente o trajeto são fundamentais. Evitar esses imprevistos já economiza uma boa dose de nervosismo.

5 – Calma e concentração sem cobrança

Na hora “h”, o melhor é manter a calma e se concentrar na prova. Faça as questões mais fáceis primeiro e só depois se preocupe com as mais difíceis. Além disso, evite cobranças excessivas que na hora não ajudarão em nada!

Boa sorte!

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