transtornos-de-ansiedade-tipos

Junto com o Transtorno de Ansiedade surgem inúmeras manifestações e sintomas na mente do ansioso. São doenças que podem afetar seriamente o dia a dia do indivíduo e necessitam de tratamento e acompanhamento médico para controle.

Confira as principais formas de manifestação da ansiedade na mente humana:

Agorafobia: é a conhecida sensação de pânico que afeta a pessoa ansiosa. Quando exposto a locais e situações embaraçosas, ou desconfortáveis, é provocada uma sensação desproporcional ao momento, seja através do pânico, da claustrofobia, do estado de choque entre outras manifestações.
Fobias: a ansiedade também pode se manifestar em forma de fobias. Essa doença nada mais é do que um medo inexplicável e desproporcional de determinado animal, objeto ou situação. As fobias atingem mais as mulheres do que os homens, com exceção do medo de altura. Esse é um dos transtornos mentais mais comuns, mas podem ser tratadas ou evitadas.

Síndrome do Pânico: caracteriza-se por crises intensas, repentinas e graves de medo e ansiedade. As crises vêm acompanhadas de sintomas físicos (palpitação, sensação de asfixia, tonturas, alucinações). O medo de morrer é uma constante em quem sofre de síndrome do pânico.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): sensação forte de ansiedade desencadeada por situações comuns do dia a dia. Os sintomas são nervosismo, tremores, tensão, transpiração e pode acontecer diariamente.

Transtorno de Estresse Pós-traumático: é causado por uma experiência traumática avassaladora e que vai afetar o indivíduo por um longo período após a ocorrência. Caracteriza-se por medo, desamparo e terror. O transtorno faz com que a pessoa reviva a situação de terror em sua cabeça diversas vezes, principalmente durante o sono. Estima-se que 25% das pessoas que sofreram eventos traumáticos desenvolvam esse transtorno.

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): caracteriza-se por ideias obsessivas e comportamentos compulsivos recorrentes. São pensamentos que se intrometem na consciência do indivíduo de modo repetitivo, de forma inevitável. Manifesta-se através de rituais compulsivos que servem apenas para aliviar a necessidade de executá-las. Deixar de realizar alguma tarefa compulsiva causa ainda mais ansiedade e agrava crises.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): é um dos transtornos mais prevalentes da infância e adolescência, mas podem avançar para idade adulta. Prejudica a capacidade de concentração, levando a distrações, esquecimentos, forte agitação mental e até mesmo física.

Recomendados

Combatendo a insônia nos idosos
Leia mais...
Surto de depressão e ansiedade no Brasil?
Leia mais...
Como a ansiedade afeta o coração
Leia mais...
Transtornos de ansiedade mais comuns em crianças
Leia mais...

0 comments

Responder