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A ansiedade causa diversas sensações de mal-estar como coração acelerado, senso de urgência, corpo trêmulo e elétrico sem motivo aparente. Quando não controlada, pode afetar o sistema imunológico, perturbar o sono, causando insônia e causa um desequilíbrio no organismo, deixando-o mais vulnerável para o aparecimento de doenças.

Mas como controlar esse mal cada vez mais presente entre as pessoas?
Praticar esportes e atividades físicas é um importante aliado no combate à ansiedade, já que regulam a quantidade de hormônios no organismo e estimulam a produção de neurotransmissores, como a endorfina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer.

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Entre as atividades físicas que mais ajudam no combate à ansiedade, a solução é simples: qualquer exercício salva nessas horas, basta escolher aquele que mais lhe dá prazer.

Uma boa sugestão são os esportes aquáticos, como natação e hidroginástica, já que ensinam a controlar a respiração, relaxam os músculos, a tensão, e, além disso, o próprio contato com a água já é uma atividade relaxante e revigorante.

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O Yoga e o Pilates não podem ficar de fora desta lista, pois trabalham a concentração, alongamento, respiração, usando princípios da meditação, fatores ótimos para o controle da ansiedade.

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No mais, caminhada, corrida ou um bom jogo de futebol com amigos já podem atingir o efeito esperado, isso se praticado com regularidade, sempre respeitando os limites do corpo.

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