1552906308635809

Uma técnica chamada Relaxamento Muscular Progressivo ajuda a aliviar a musculatura para um sono de qualidade. A prática consiste em tensionar e relaxar vários grupos musculares para gerar diversos efeitos benéficos, como ajudar a dormir e combater o estresse e ansiedade. Confira um passo a passo.

Prepare-se: Use roupas confortáveis e fique descalço. Também é interessante deixar um cobertor à mão, já que o relaxamento pode causar frio. Vá a um lugar tranquilo.

Prepare o local: coloque músicas relaxantes, ou sons da natureza. Incensos ou velas aromáticas também induzem o relaxamento. Faça o possível para que não haja interrupções na sessão, que dura cerca de 10 a 15 minutos.

Pratique: Fique em uma posição confortável, que pode ser em pé, sentado ou deitado. O ideal é sentar em uma poltrona ou cadeira reclinável. Assim que estiver pronto, feche os olhos, descruze as pernas e repouse as mãos no colo ou descanse-as ao lado do corpo.

Começando: respire profundamente cinco vezes. Segure por quatro segundos e relaxe os músculos enquanto expira. Preste atenção ao seu abdômen inflando e esvaziando a cada respiração

Método: Inspire enquanto tensiona os músculos. Comece com um grupo muscular por vez. Contraia esse grupo ao máximo por cinco segundos, tomando cuidado para não ir além dos limites e respire profundamente. O segredo está em conseguir tensioná-los com vigor, sem sentir dor ou causar lesões. Expire e relaxe ao mesmo tempo. Solte o ar devagar pela boca, liberando a tensão dos músculos rapidamente; o grupo trabalhado deverá ficar solto e maleável. Faça pausas de 10 segundos antes de prosseguir para o próximo grupo.

Dica: Comece pelos dedos dos pés. Prossiga para as pernas, tensionando os músculos das panturrilhas primeiro, depois os das coxas e enfim, todos juntos. Como dito anteriormente, inspire pelo nariz quando tensionar e expire pela boca quando soltar. Continue na seguinte ordem. Parta para nádegas, abdômen, costas, peito, ombro, pescoço e braços. Encerre pelos músculos do rosto, um dos lugares mais tensos do corpo, principalmente os músculos da mandíbula.

Ao fim da sessão, você se sentirá completamente relaxado. Curta esse momento e durma profundamente.

Recomendados

O sono, os sonhos e a insônia
Leia mais...
Transtornos de ansiedade mais comuns em crianças
Leia mais...
Como transformar sua casa de um um lar tóxico em um lar feliz
Leia mais...
Internet, excesso de informação: ansiedade na certa!
Leia mais...

0 comments

Responder