1552906308635809

Uma técnica chamada Relaxamento Muscular Progressivo ajuda a aliviar a musculatura para um sono de qualidade. A prática consiste em tensionar e relaxar vários grupos musculares para gerar diversos efeitos benéficos, como ajudar a dormir e combater o estresse e ansiedade. Confira um passo a passo.

Prepare-se: Use roupas confortáveis e fique descalço. Também é interessante deixar um cobertor à mão, já que o relaxamento pode causar frio. Vá a um lugar tranquilo.

Prepare o local: coloque músicas relaxantes, ou sons da natureza. Incensos ou velas aromáticas também induzem o relaxamento. Faça o possível para que não haja interrupções na sessão, que dura cerca de 10 a 15 minutos.

Pratique: Fique em uma posição confortável, que pode ser em pé, sentado ou deitado. O ideal é sentar em uma poltrona ou cadeira reclinável. Assim que estiver pronto, feche os olhos, descruze as pernas e repouse as mãos no colo ou descanse-as ao lado do corpo.

Começando: respire profundamente cinco vezes. Segure por quatro segundos e relaxe os músculos enquanto expira. Preste atenção ao seu abdômen inflando e esvaziando a cada respiração

Método: Inspire enquanto tensiona os músculos. Comece com um grupo muscular por vez. Contraia esse grupo ao máximo por cinco segundos, tomando cuidado para não ir além dos limites e respire profundamente. O segredo está em conseguir tensioná-los com vigor, sem sentir dor ou causar lesões. Expire e relaxe ao mesmo tempo. Solte o ar devagar pela boca, liberando a tensão dos músculos rapidamente; o grupo trabalhado deverá ficar solto e maleável. Faça pausas de 10 segundos antes de prosseguir para o próximo grupo.

Dica: Comece pelos dedos dos pés. Prossiga para as pernas, tensionando os músculos das panturrilhas primeiro, depois os das coxas e enfim, todos juntos. Como dito anteriormente, inspire pelo nariz quando tensionar e expire pela boca quando soltar. Continue na seguinte ordem. Parta para nádegas, abdômen, costas, peito, ombro, pescoço e braços. Encerre pelos músculos do rosto, um dos lugares mais tensos do corpo, principalmente os músculos da mandíbula.

Ao fim da sessão, você se sentirá completamente relaxado. Curta esse momento e durma profundamente.

Recomendados

10 dicas para lidar melhor com a ansiedade
Leia mais...
6 sinais de que você está super estressado
Leia mais...
Ansiedade e baixa-autoestima: como controlar?
Leia mais...
Estímulos que liberam adrenalina fazem bem?
Leia mais...

0 comments

Responder