amelie-poulain_slider

São muitos filmes que que apresentam a ansiedade e seus transtornos, ora como tema central, ora presentes no contexto, mas que acabam retratando as diferentes maneiras de manifestação dos sintomas.

Confira alguns:

elling-filmes-ansiedadeElling – Petter Naess, 2001

Elling, um homem de 40 anos com problemas mentais, passou os últimos dois anos em um hospital psiquiátrico, onde foi internado após a morte da mãe. Um programa de socialização faz com que ele vá viver num apartamento em Oslo com outro doente mental da mesma idade, Kjell Bjarne. No início até as atividades mais corriqueiras, como ir à esquina ou atender ao telefone, se tornam grandes desafios. Mas aos poucos a dupla vai se adaptando à nova realidade, perseguindo


o-lado-bom-da-vida-ansiedadeO Lado Bom da Vida

Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.


discurso-rei-ansiedadeO Discurso do Rei (2010)

Após a morte de seu pai, o Rei George V, e da escandalosa abdicação do Rei Eduardo VIII, Bertie, que toda a sua vida sofreu de um debilitante problema de fala, é coroado Rei George VI de Inglaterra. Com o país à beira de uma guerra e a necessitar desesperadamente de um líder, a sua mulher, Elizabeth, futura Rainha-mãe, encaminha o marido para um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue. Depois de um começo difícil, os dois homens iniciam uma terapia pouco ortodoxa e acabam por formar um vínculo inquebrável. Com a ajuda da sua família, do seu governo e de Winston Churchill, o Rei vai superar a gaguez e tornar-se numa inspiração para o povo.


amelie-poulain-ansiedadeO Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie  muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique. Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.


aviador-ansiedadeO Aviador (2004)

Howard Hughes ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow , e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como “Hell’s Angels”, que dirigiu. Paralelamente se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação, e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn e Ava Gardner.


uma-mente-brilhante-ansiedadeUma Mente Brilhante

Cinebiografia do gênio John Nash, um matemático americano ganhador do Nobel de Economia. Nash ganha fama ainda muito jovem, aos 21 anos, ao formular um complexo teorema matemático. Acaba indo trabalhar num projeto secreto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O cientista, que ouvia vozes e era introvertido e isolado, foi diagnosticado com esquizofrenia, transtorno psicológico grave cujas características são, entre outras, a apatia, a desatenção, a ausência de respostas afetivas e a incapacidade de sentir prazer.


little-sunshine-ansiedadePequena Miss Sunshine

Na comédia, a desajeitada Olive, de sete anos de idade, deseja participar de um concurso de beleza infantil, o Pequena Miss Sunshine. A família, então, entra numa Kombi para fazer uma viagem e chegar até o concurso. O tio de Olive, Frank, se junta aos parentes depois de tentar se suicidar cortando os pulsos e passar um tempo numa instituição psiquiátrica. Ele sofre de transtorno depressivo maior, ou depressão unipolar, que faz com que a pessoa se sinta triste, fraca, desanimada, pessimista, com baixa autoestima, insônia e chorando facilmente.


noivo-neurotico-ansiedadeNoivo neurótico, noiva nervosa

A comédia é estrelada e dirigida pelo amante de Nova York, Woody Allen. Ele é Alvy Singer, um escritor que vê a vida de um jeito muito pessimista: “cheia de solidão, miséria, sofrimento e tristeza”. É obcecado pela morte e compra diversos livros com a palavra “morte” no título. Alvy tem transtorno distímico, ou distimia, caracterizado por sintomas depressivos de menor intensidade que os observados num quadro de depressão maior, porém de longa duração.


licao-de-amor-ansiedadeUma lição de amor

Sam é um sujeito com retardo mental que cuida da filha Lucy, de sete anos. Ele corre o risco de perder a guarda da filha e precisa do depoimento da vizinha Annie, para tentar mantê-la. Mas Annie não consegue sair de casa porque sofre de agorafobia, um transtorno de ansiedade no qual a pessoa tem medo de situações ou lugares em que a fuga seja difícil ou um socorro não seja imediato em caso de pânico.



adaptacao-ansiedadeAdaptação

O roteirista do filme “Quero ser John Malkovitch”, se torna o personagem principal de Adaptação. Depois do sucesso do filme, Charlie recebe um convite para adaptar um livro para o cinema e percebemos seu comportamento obsessivo, paranoico, depressivo e completamente inepto na relação com as mulheres. Charlie tem transtorno de ansiedade generalizado, o que explica a preocupação excessiva.

 

0 comments

Responder