insonia_pasalix

A insônia provoca diversas consequências negativas em nosso dia a dia. Além dos prejuízos para a saúde, a insônia provoca um intenso mal estar causado pela constante sensação de cansaço, já que o corpo e a mente não descansam de forma adequada durante a noite.

Esse cansaço é responsável por gerar uma queda no rendimento do trabalho, estudos ou em qualquer atividade que exija concentração durante o dia. Para os jovens, em fase de aprendizagem e até mesmo vestibular, a falta de atenção pode ser extremamente prejudicial, já a estafa causa danos até mesmo na memória. Portanto, uma boa noite de sono é imprescindível e indispensável para manter o equilíbrio do corpo e da mente nessa fase.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM) verificou que 88% dos jovens brasileiros dormem mal, e apresentam distúrbios ligados ao sono. Os grandes culpados por esse alto índice são a tecnologia e a falta de tempo.

Os jovens levam uma vida corrida, de estudos, compromissos sociais ou quando não se dividem em uma jornada dupla de trabalho e estudo. E, além disso, quando deveriam descansar, cumprem uma agenda social agitada e somente “apagam” por exaustão, em horários desregrados.

A tecnologia também colabora para o agravamento da insônia. As pessoas passam horas “plugadas”, recebendo uma grande quantidade de informações e muitas vezes isso ocorre já na cama, minutos antes de pegar no sono, fazendo com que o indivíduo fique altamente desperto. A melhor solução é esquecer o celular e eletrônicos antes de ir para a cama.

Em médio e longo prazo, a má qualidade do sono provoca o aparecimento de diversos distúrbios, como alteração de humor e comportamento. Quem não dorme bem à noite, sente-se sonolento, fica com concentração afetada e sem reflexos rápidos, tornando-se até mais vulnerável para acidentes.

 

Recomendados

Insônia: a doença que afeta 40% dos brasileiros
Leia mais...
Exercício: Como distrair a mente para dormir melhor
Leia mais...
Combatendo a insônia nos idosos
Leia mais...
Bebidas quentes e comidinhas para regular hormônios que ajudam a dormir
Leia mais...

0 comments

Responder