15760817743699424

Os estímulos antes de dormir são os novos vilões do sono. Muitos o chamam de insônia digital, isso porque está associada ao uso indiscriminado de smartphones e computadores, principalmente antes de dormir.

A razão para isso se encontra na luz azul emitida por estes dispositivos, que nos afeta em nível cerebral, provocando uma redução da liberação de melatonina. A melatonina é um hormônio que tem, entre suas funções, o papel de avisar o corpo de que é hora de dormir.

Esse transtorno afeta gravemente o sono, levando-nos a dormir menos ou em piores condições. Além da luz azul, graças aos estímulos digitais, temos dificuldade em se desconectar das preocupações diárias.

A hiperatividade fomentada pela Internet estimula o cérebro de forma exagerada. Isso faz com que o nosso sistema nervoso envie um sinal oposto do que ele precisa nas horas de sono.

Para combater esse mal, uma alternativa pode ser manter distância do celular, computadores e televisão nas horas que antecedem o sono. A leitura é muito recomendável, assim como técnicas de meditação e relaxamento.

0 comments

Responder