15_capa_pasalix_pi.png

Conquistar a sonhada e merecida aposentadoria é um grande marco na vida de uma pessoa. Isso porque durante muitos anos, o indivíduo seguiu uma rigorosa rotina, cumpriu suas obrigações e até mesmo lidou com uma série de questões que deixarão de fazer parte da sua vida.

Não é incomum que muitos aposentados sintam uma espécie de “vazio” em suas vidas, trazendo a necessidade de reinventar-se e ocupar-se de outras formas. Em alguns casos, a dificuldade em lidar com essas questões pode causar até mesmo ansiedade e depressão.

Segundo especialistas, o importante na pós-aposentadoria é que as pessoas possam realizar tarefas que lhe tragam satisfação pessoal, que não necessariamente estejam ligadas à sua formação profissional, ampliando horizontes de conhecimentos e experiencias.

Para isso é essencial a preparação para esse período, no sentido de prioritariamente elaborar o desligamento, questionando sobre os aspectos biológicos, sociais, psicológicos e até econômicos, que se manifestam com maior intensidade no período que antecede a aposentadoria. Também é importante a busca de novas áreas de interesse, para assim executar um plano de atividades e empreitadas para essa nova fase.

 

0 comments

Responder