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Quinze ou vinte minutos é o tempo que precisamos para conquistar mais leveza e relaxamento no dia a dia. Diariamente, esse é o tempo necessário para aplicar técnicas de meditação que combatem a ansiedade, o estresse, a depressão e até mesmo problemas crônicos de saúde.

A meditação nasceu na década de 70, nos Estados Unidos, após pesquisadores perceberem que o organismo tem a capacidade de atingir um estado totalmente oposto ao estresse, um estado fisiológico de relaxamento físico, mental, emocional e metabólico.

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A meditação nada mais é do que um treinamento cerebral que envolve técnicas de concentração, respiração e relaxamento. É um momento em que se faz um esforço em limpar a mente, esquecendo problemas, preocupações e fatos negativos. Para isso, uma das técnicas de concentração é fixar a mente em uma imagem ou emoção positiva como referência, já que pensamentos positivos estimulam a atuação do sistema nervoso parassimpático.

O relaxamento é responsável por diminuir drasticamente o consumo de oxigênio pelas células, fazendo com que o corpo entre em um estado de redução máxima do consumo de energia, mantendo as mínimas funções necessárias para continuar. Com isso, há a diminuição da frequência cardíaca, da tensão, dos níveis de pressão arterial, da ansiedade e do metabolismo.

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Prepare-se

Pense no principal objetivo que deseja alcançar com a meditação, seja para ter mais tranquilidade, para trabalhar o fluxo de pensamentos, para estabelecer uma conexão espiritual ou, simplesmente, para ter algum momento voltado para si mesmo.

Procure um lugar que não haja distrações e barulhos. Um local à meia luz (a luz de velas), com aromas (incensos) e uma música leve instrumental ajudam a se concentrar. Estar junto à natureza também melhora as conexões energéticas e relaxa.

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Esteja confortável, com roupas frescas, largas e claras. Nada pode incomodar ou tirar a concentração.

Escolha o seu melhor momento para começar. É possível que no início seja complicado atingir a concentração, principalmente quando estamos com inúmeras coisas na cabeça. Por isso, o ritual de preparação é importante, para que aos poucos possamos esvaziar a mente para iniciar a meditação. Mantenha um alarme por perto para que a meditação dure o tempo pré-determinado.

Medite

Com o ambiente preparado, sente na almofada com a postura ereta e pernas cruzadas. Inicie a inspiração e expiração profundas e conscientes. As mãos devem se posicionar na maneira mais confortável, sobre o colo. Incline levemente o queixo como se estivesse olhando para baixo para favorecer a respiração.

Acione o alarme. No início, até que a técnica de meditação seja aprimorada, o tempo pode ser mais curto, e aumentado conforme a experiência é adquirida.

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A respiração deve ser sempre pelo nariz, com a boca fechada e relaxada, atentando-se para não forçar o maxilar ou ranger os dentes. Concentrar-se na respiração é o verdadeiro cerne da meditação, é o ritmo dela e sua observação não analítica que leva à concentração e ao estado de alfa.

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Se por alguns segundos a mente desviar do foco da respiração, traga-a de volta. O importante é não deixar que os pensamentos tragam o mundo exterior para esse momento.

É muito comum que algumas vezes o pensamento voe para longe, mesmo para os mais experientes em meditação, porém a técnica tende a ser aprimorada com a prática.

O importante é não desistir e incorporar a técnica da meditação ao nosso dia a dia, buscando sempre o equilíbrio, a tranquilidade e a paz interior.

 

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