A música tem grande influência em nosso estado de espírito e humor. Uma música animada nos deixa pra cima, acelerados, enquanto uma música calma nos leva à reflexão, proporciona relaxamento e tranquilidade. Da mesma forma, quando estamos mais cansados e indispostos, o som mais “barulhento” perturba e impede a concentração.

Um recente estudo realizado pela britânica Mindlab – organização focada em estudos referentes ao impacto que a comunicação exerce sobre o nosso cérebro – montou uma playlist sob medida para quem busca combater a ansiedade.

Foram 10 músicas selecionadas com auxílio de voluntários que realizavam tarefas lógicas o mais rápido possível. As ações foram elaboradas para induzir certos níveis de stress e as pessoas analisadas escutavam a uma série de músicas enquanto tentavam resolvê-las.

Através de uma série de sensores, os cientistas puderam medir a atividade cerebral de cada voluntário, além de obter informações fisiológicas como batimentos cardíacos, pressão sanguínea e o ritmo da respiração. As grandes músicas vencedoras estão na playlist que pode ser conferida abaixo:

Weighless (Marconi Union)

Electra (Airstream)

Mellomaniac – Chill Out Mix (DJ Shah)

Watermark (Enya)

Strawberry Swing (Coldplay)

Please Don’t Go (Barcelona)

Pure Shores (All Saints)

Someone Like You (Adele)

Canzonetta Sull’aria (Mozart)

We Can Fly (Café Del Mar)

0 comments

Responder