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Quem nunca passou uma noite revirando na cama, sem conseguir dormir, que atire a primeira pedra. Porém quando isso ocorre com regularidade, pode indicar a presença de um distúrbio do sono. Quem tem insônia não só tem dificuldades para adormecer, mas também de permanecer dormindo durante toda a noite.

Essas pessoas geralmente começam o dia já se sentindo cansadas, têm problemas de humor e falta de energia e têm o desempenho no trabalho ou nos estudos prejudicado por causa deste distúrbio. A qualidade de vida como um todo costuma ficar comprometida.

Mas por que ela ocorre? As causas mais comuns são as seguintes:

Estresse: excesso de compromissos, obrigações e responsabilidades podem levar ao esgotamento físico e mental, o que causa perturbações durante a noite. Acontecimentos provocadores de grande estresse, como morte ou adoecimento de um ente querido, divórcio ou perda de emprego, também podem desencadear episódios de insônia.

Ansiedade: esse distúrbio também está cada vez mais presente em nosso dia a dia, e está associado ao estresse.

Depressão: uma pessoa com depressão pode dormir mais do que o normal e pode também não conseguir dormir, simplesmente. Insônia é comum em casos de depressão.

Problemas de saúde: Dor crônica, dificuldade para respirar ou necessidade frequente de urinar podem levar à insônia.

Maus hábitos: abuso de álcool, drogas e cafeína, sedentarismo, falta de rotina, atividades estimulantes antes de deitar-se; dormir em ambientes inapropriados e desconfortáveis, como num lugar muito iluminado, dormir em frente à televisão ou dormir com a luz acesa.

Remédios: muitos medicamentos podem interferir na capacidade de uma pessoa adormecer ou permanecer dormindo, incluindo antidepressivos, remédios para controle da pressão arterial, antialérgicos, estimulantes e corticosteroides.

Comer muito tarde: comer demais pode fazer com que uma pessoa se sinta fisicamente desconfortável na hora de deitar, o que pode dificultar na hora de adormecer. Muitas pessoas também apresentam azia e refluxo, que também prejudicam o sono.

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