SeP-agosto2-post_01-capa.png

A insônia crônica traz muitas dificuldades diárias aos pacientes que não conseguem descansar da maneira devida. Além de afetar a produtividade e aumentar o risco de acidentes, pode ter consequências individuais graves, como doenças psiquiátricas e outras comorbidades ainda mais preocupantes e limitantes, como o desenvolvimento de doenças como diabetes, pressão alta e até mesmo aumento do risco cardíaco.

A insônia crônica pode resultar em distúrbios da memória e concentração, ansiedade, depressão, irritabilidade, sentimento de insatisfação constante, baixo rendimento profissional, prejuízo do convívio social e aumento do risco de acidentes com veículos automotores.

Isso porque durante o sono o organismo entra em repouso, o que inclui relaxamento muscular, redução da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. É também o momento de consolidação da memória e da regulação de diversos hormônios, como a insulina, que controla a glicose no sangue, a leptina, responsável pela saciedade, a grelina, que estimula o apetite, e a somatotrofina, que age no crescimento. Por isso, dormir bem é essencial para uma vida saudável em todos os aspectos.

0 comments

Responder