O que é resiliência? Apoio: Pasalix

Como uma fênix, ave que na mitologia ressurge das cinzas, os resilientes possuem a característica, ou o dom de superarem obstáculos e se reerguerem de maneira admirável diante as dificuldades da vida.

Ao longo de nossa trajetória passamos por momentos felizes, saudosos, festivos, mas também passamos por muitos momentos em que a vida nos surpreende com desafios difíceis e dolorosos, e isso acontece com todas as pessoas. Quantas vezes não nos questionamos o porquê da vida ser tão cruel e dura. Momentos em que pensamos que não vamos resistir.

Mas daí vem a vida, aquela caixinha de surpresas, e nos surpreende novamente, dessa vez de maneira positiva. E nos dá a esperança de dias melhores, força para seguir em frente e tirar aprendizados desses desafios. É a capacidade de seguir em frente que nos move e nos leva à evolução.

A resiliência, na física, significa a capacidade dos corpos ficarem deformados após alguma influência externa, mas, ao não sofrerem mais essa interferência, o corpo retorna a forma original.

Quem carrega essa característica no âmbito do comportamento humano tem a fórmula para ser mais feliz e saudável, já que encontra o impulso vital para encarar a vida de maneira mais leve, mesmo que os problemas pareçam desabar. É claro que o sofrimento também está presente nessas pessoas e a dor muitas vezes é inevitável.

O primeiro passo para um vida com mais resiliência é reconhecer o problema, aceitá-lo e encará-lo de frente.  O segundo passo é entender que situações difíceis são situações passageiras e os ciclos naturais sempre nascem, morrem e renascem. E o terceiro é passar a enxergar as belezas da vida em suas adversidades e lições, transformando perdas em ganhos.

0 comments

Responder