Há quase 30 anos os Doutores da Alegria atuam de maneira a levar momentos de alegria e risadas aos pacientes de internados em hospitais.
Trabalham com uma equipe de palhaços profissionais e realizam espetáculos e visitas contínuas às crianças, acompanhantes e profissionais da saúde. A base do trabalho é o resgate do lado saudável da vida e todos os seus projetos se utilizam da arte para potencializar as relações.

Desde sua fundação em 1991, a ONG já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas. O trabalho é gratuito para os hospitais, é mantido por recursos financeiros obtidos através de patrocínio, doações de empresas e pessoas e por meio de atividades que geram recursos, como palestras e parcerias com empresas.

Doutores-da-alegriaConheça alguns projetos
A Escola dos Doutores da Alegria se vale de princípios do palhaço – o jogo, o olhar, a escuta, o aprendizado mútuo – para atuar na formação de públicos diversos em todo o território nacional, desde voluntários de grupos semelhantes a profissionais que queiram exercitar a criatividade.

Doutores_da alegria 2O Programa de Palhaços Besteirologistas é o principal da ONG. É realizado por cerca de 40 artistas profissionais treinados, que em duplas seguem a rotina médica de visitas a pacientes da ala pediátrica, o que ocorre duas vezes por semana, seis horas por dia.

Outra iniciativa destaca-se o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, que permite que jovens de 17 a 23 anos, oriundos de comunidades populares, iniciem uma carreira artística voltada para a linguagem do palhaço. Com metodologia única e abrangente no país e carga horária de 18h, o curso já formou cerca de 200 jovens.

doutor-alegriaA organização desenvolve ainda programas que ampliam o acesso à cultura, como o Plateias Hospitalares, com atividades voltadas a pacientes adultos e idosos, crianças e comunidades do entorno de oito hospitais públicos do Rio de Janeiro. O projeto nasceu com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e criar novos espaços de interação entre a arte e a saúde, já que desenvolve atividades como teatro, a música, o circo, a dança, a poesia, entre outras.

Doutores da Alegria é a única organização no mundo que evoluiu do trabalho no hospital para ações que também priorizam a formação, a pesquisa e a geração de conteúdo para a sociedade.

Por sua atuação pioneira no país em benefício à saúde pública, foi certificada e reconhecida internacionalmente.

Saiba mais:

https://www.doutoresdaalegria.org.br/

0 comments

Responder