sindrome-burnout

Traduzindo do inglês, “burn”, que quer dizer “queima” e “out”, que significa exterior. É assim que alguém com a Síndrome de Burnout se sente: queimando! Essa síndrome se apresenta quando o estresse no ambiente de trabalho chega ao limite da tensão emocional , resultando em condições de trabalho desgastantes e insuportáveis.

O nosso dia a dia é competitivo e, cada vez mais, nos acostumamos com o modo de vida corrido, cujo trabalho é parte principal do dia a dia, já que é o que nos toma mais tempo e preocupações. Porém, as consequências dessa rotina para a saúde mental são desastrosas.

De início, pode ser confundida com depressão, e por isso, faz-se necessário um diagnostico detalhado. O esgotamento físico e emocional se apresenta em diversas formas, como através de agressões, humor instável, isolamento, dificuldade de concentração e memória, baixo autoestima e até paranóia.

Os sintomas físicos também não podem ser ignorados, como dor de cabeça frequente, sudorese, palpitação, problemas gastrointestinais e até mesmo baixa imunidade.

Para o tratamento, não bastam o uso de medicamentos e antidepressivos, mas exige uma mudança no estilo de vida, que inclui a prática regular de exercícios físicos, exercícios de relaxamento e atividades que tragam um pouco mais qualidade de vida e satisfação pessoal.

0 comments

Responder