04_capa_pasalix_pi.png

A síndrome de Diógenes é quando o paciente possui o distúrbio de acumular lixos e objetos inúteis sem nenhuma razão aparente, é também conhecido como síndrome do acumulador.

Apesar de ser comum pessoas guardarem objetos e coisas ocasionalmente, seja por desejo de colecionar ou preservar memórias, os pacientes com esse distúrbio tem essa atitude de maneira exagerada, e experimentam uma deterioração pessoal e social em suas vidas.

Essas pessoas além de acumular, acabam juntando muito lixo, e levando suas vidas para um caminho de falta de higiene e negligencia com a própria saúde e bem-estar.Também ocorre uma grande dificuldade de desapegar e se livrar desses objetos, de modo que acumulam mais e mais, já que a simples ideia de perder algo causa grande ansiedade e desconforto.

Aqueles que sofrem com este transtorno irão gradualmente se isolando do mundo, minimizando o contato com outras pessoas, por conta tanto do aumento dos conflitos interpessoais por causa do seu estado e pelo tempo gasto armazenando e coletando coisas. Muitas vezes, estes casos só são detectados em estágios avançados, devido a queixas de vizinhos e parentes por causa das condições insalubres da casa afetada, como o cheiro, insetos e roedores atraídos pelos entulhos.

Embora o conhecimento da causa do comportamento acumulativo nos casos de síndrome de Diógenes não ser único e totalmente conhecido, a maioria dos doentes são pessoas com mais de 65 anos de idade, aposentados e muitas vezes viúvos, portanto pode estar diretamente relacionada com a solidão e abandono.

0 comments

Responder