13_Capa_pasalix_pi.png

O sucesso no Youtube é meteórico e muitas vezes, imprevisível. Porém, consolidar uma carreira como “youtuber” pode não ser tão glamoroso quanto parece. Para os fãs é necessário não somente um bom conteúdo, mas também é preciso consistência e frequência (somente um dia sem postagem pode significar uma queda desastrosa nos rankings de pesquisa da plataforma).

Com isso, a pressão toma conta da rotina desse profissional, que tem grande parte do seu tempo ocupado pela internet, isolando-se das relações e situações cotidianas no mundo real.

Mais do que isso, além de produzir o conteúdo, os youtubers são pressionados a permanecer ativos nas mídias sociais e a interagir constantemente com os fãs. Sem contar quando eles são expostos a assédio e a ameaças à sua segurança e privacidade. Eles também precisam lidar com discursos e linguagens agressivas que afetam diretamente a saúde emocional.

Como resultado, em paralelo ao sucesso, surge o estresse, o esgotamento, a depressão e outros problemas psicológicos que resultam em insônia e uma má qualidade de vida. Não é raro encontrar grandes “youtubers” que adoeceram e, em alguns casos, até mesmo não souberam lidar com esse “sucesso” e acabaram abandonando o negócio.

A dica é tentar viver sempre leve… Não se forçar a uma rotina que não lhe faz bem.

0 comments

Responder