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Cada vez mais estudos surgem para comprovar os efeitos concretos da meditação na saúde.

Um novo estudo feito na Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, mostra como meditar durante 30 minutos todos os dias ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, depressão e dores crônicas. E os efeitos no organismo da prática frequente ainda equivalem ao do uso de

As conclusões foram publicadas no Journal of the American Medical Association (JAMA). Os cientistas avaliaram o impacto de diferentes formas de meditação sobre uma série de doenças, como transtornos mentais, insônia, diabetes, câncer e fibromialgia, problema que causa dores musculares crônicas.

Segundo os resultados, a meditação de plena consciência, uma técnica budista que consiste em parar de pensar em si e se concentrar exclusivamente no presente, foi o tipo da prática mais associado a benefícios à saúde. A técnica melhorou especificamente os sintomas de ansiedade, depressão e dores crônicas, especialmente se praticada 30 minutos ao dia

Além disso, meditar é um ótimo aliado contra o estresse, já que uma pessoa em estado de meditação consome seis vezes menos oxigênio do que quando está dormindo. Mas os efeitos para o cérebro vão mais longe: pessoas que meditam todos os dias há mais de dez anos têm uma diminuição na produção de adrenalina e cortisol, hormônios associados a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade e estresse. E experimentam um aumento na produção de endorfinas, ligadas à sensação de felicidade.

A mudança na produção de hormônios foi observada por pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain da Universidade da Califórnia. Eles analisaram o nível de adrenalina, cortisol e endorfinas antes e depois de um grupo de voluntários meditar. E comprovaram que, quanto mais profundo o estado de relaxamento, menor a produção de hormônios do estresse.

A mente humana é um universo ainda desconhecido, porém muito poderoso. A força dos pensamentos pode operar milagres, ou causar grandes tragédias. Por isso, o pensamento positivo é essencial para a saúde, o bem-estar e uma vida mais feliz.

Teorias afirmam que o pensamento positivo funciona como um magnetismo de coisas boas. Basta ter uma atitude otimista para atrair tudo o que deseja. Esse é o princípio defendido pelo livro best seller, O Segredo, de Rhonda Byrne. Segundo o livro, no momento em que você pede alguma coisa e acredita, e sabe que já tem no invisível, o Universo inteiro se move para deixa-la visível. Com base nisso, a crença defende que os pensamentos são magnéticos e emitem uma frequência poderosa capaz de influenciar pessoas e coisas à nossa volta. Ou seja, quando você pensa positivo, entra em uma frequência positiva que atrai coisas benéficas para a vida. O pensar negativo, causa o efeito inverso.

Teorias à parte, não há dúvidas de que o estado de ânimo pode influenciar nosso organismo e atitudes de várias maneiras. Os hormônios relacionados ao estresse têm influência na consolidação da memória e acabam por afetar negativamente qualquer processo. Em longos períodos de irritação e melancolia, predomina a produção da cortisona, um hormônio imunossupressor que diminui a ação do sistema imunológico.

Pesquisas já comprovaram que pessoas com disposição para ver o lado positivo da vida tendem a cuidar mais da saúde, se exercitar e se alimentar melhor. Não faltam exemplos de que alguma coisa parece funcionar a nosso favor quando estamos motivados e temos uma atitude positiva.

Não custa praticar!

Quando pensamos em planejar nossa semana, não contamos com diversos imprevistos que fogem do nosso controle e que podem prejudicar a saúde mental. No entanto,  podemos (e devemos) criar momentos que façam o contrário, nos ajudando a manter o equilíbrio.

 

Se você passa muitas horas do seu dia trabalhando em algo que não te motiva ou mantém relações próximas que esgotam suas energias, saiba que sua saúde emocional corre perigo.

 

De acordo com Lucrécia Thobias, psicóloga da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro, muitos pacientes desencadeiam problemas graves de saúde em decorrência do estresse, como cardiopatias, hipertensão arterial, obesidade, insônia, depressão, doenças no aparelho digestivo, entre outros.

 

Inspira e respira

Uma das dicas da profissional é atenção na respiração, com exercícios que promovam a calma quase instantaneamente. Eles podem ser feitos diariamente para prevenir ansiedade ou até mesmo durante uma crise, caso seja possível. 

 

Qualquer que tenha sido o gatilho da tensão ou da sensação de ameaça, reserve um momento para estar só, de preferência em silêncio. Veja o passo-a-passo:

 

“Sente confortavelmente, sinta os pés no chão, preste atenção neles tocando o solo e em como você está no controle dessa ação. O objetivo é se conectar com o presente e consigo. Faça uma concha com as mão e envolva nariz e boca. Puxe o ar lentamente pelo nariz, solte pela boca, com calma, por aproximadamente 1 minuto ou até sentir-se melhor”.

 

Atividades com o corpo

A endorfina é um hormônio liberado pela glândula hipófise durante as atividades físicas, estimulando o corpo a sentir alegria, prazer e conforto. Além disso, praticar exercícios reduz os hormônios causadores do estresse.

 

Por isso, escolha algo que combine com você e que seja prazeroso. Pode ser dança, sequência de exercícios aeróbicos, aulas de ioga, caminhada, pilates e, por que não, uma brincadeira com as crianças usando bola e bastante movimento?

 

Criatividade e mente ativa

A arte é uma porta para o autoconhecimento, o qual é a chave para se alcançar equilíbrio emocional. Manter-se ativo com leitura, trabalhos manuais e que envolvam criatividade é uma forma saudável de usar seu tempo.

 

Não à toa, o isolamento social tem trazido hábitos antigos como o bordado ou atividades com tinta, tecido, papel, entre outras. São práticas que beneficiam a capacidade psicomotora e cognitiva e ativam a paciência.

Atividades artísticas nos estimulam a refletir sobre nossos sentimentos, a nos expressar e nos comunicar de forma subjetiva e profunda. Usar a criatividade para produzir alguma coisa com as mãos aquieta a mente, te coloca no presente, trazendo o bem-estar tão fundamental para manter o estresse longe.
 

Alimentação

É comum optarmos por alimentos ricos em gordura e açúcares quando estamos estressados. Isto porque a rápida elevação na glicose nos causa prazer. A má nutrição, entretanto, nos impede de desempenhar bem das funções mais básicas, como evacuar, às mais exigentes, como o trabalho intelectual. 

 

Duvide de dietas radicais e foque na reeducação alimentar. Mude aos poucos seus hábitos, inclua mais vegetais e frutas que você verá a mudança acontecer.

 

Afetividade

Somos seres sociáveis, interdependentes e precisamos uns dos outros para viver bem. Conte com sua rede de apoio, seja em família, amigos, ou pessoas próximas de seu convívio para conversar, compartilhar uma refeição e acrescentar mais calor humano na sua rotina. 

 

Relacionamentos são importantes e nos fazem sentir mais seguros e confiantes para lidar com as questões pessoais geradoras de conflitos. A ajuda do outro pode ser um recurso emocional valioso em momentos de estresse.

 

 

A indesejada cefaleia pode ocorrer a qualquer hora do dia, mas algumas pessoas a sentem com frequência no período da manhã, ao acordar. Veja 4 possíveis motivos para isso estar acontecendo. 

Inflamação das vias nasais

Uma grande causa de enxaqueca matinal são os quadros de alergia ou infecções que provocam o inchaço sinusal. Quando há inflamação nas vias nasais (atrás dos olhos e face como um todo), resultado é uma enxaqueca horrível. 

Distúrbios do sono

O estresse, as preocupações cotidianas ou a ansiedades podem prejudicar a qualidade do sono, fazendo com que surjam transtornos que não nos permitem dormir ou descansar corretamente. Quando não acontece o chamado sono revitalizador, a enxaquecas é uma das desagradáveis consequências. A dor de cabeça matinal também pode indicar quadros de apneia do sono, quando ocorrem leves paradas respiratórias enquanto dormimos. Nesse caso, o cérebro não recebe oxigênio nestes segundos, provocando dor. 

Tensão muscular

O estresse do dia a dia também é culpado por nos sentirmos sempre tensos, e o nosso corpo responde a isso com uma musculatura mais enrijecida. Ora por não dormirmos o suficiente, ora por estarmos em uma postura incorreta, os músculos do pescoço e ombros ficam tensionados, fazem pressão sobre o crânio e produzem dor de cabeça. Até mesmo o bruxismo, que é a situação de ranger os dentes inconscientemente ao dormir, pode tensionar os músculos da face e pescoço e causar dor. Assim como os problemas posturais. 

Pressão arterial e diabetes

Ambas condições podem desencadear enxaqueca pelas manhãs. Isso ocorre, pois os vasos sanguíneos se dilatam, a pressão do fluxo sanguíneo aumenta e os músculos ficam tensos, incidindo sobre a cabeça.

Lembrando que, o mais importante, é procurar um médico para saber ao certo o que está acontecendo.

Ranger os dentes, apertar com força a mordida involuntariamente, é o que faz do bruxismo um transtorno incomodo e prejudicial para saúde.

Além dessa desordem funcional provocar um desgaste nos dentes e dores na musculatura e na cabeça, ele é um sintoma, ou seja, sua ocorrência pode indicar outros distúrbios de origem emocional, como ansiedade e estresse.

Nem sempre diagnosticá-lo é tão fácil, pois ocorre com maior frequência durante o sono, porém, uma vez percebido, é de grande importância que seja realizado o tratamento adequado.

O tratamento ocorre através de ansiolíticos para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados ou/e pelo uso de placas intercruzais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

O trânsito é um problema crônico das grandes cidades, fazendo com que a pessoas passem longas horas nos meios de transporte. Com tantas horas perdidas, temos uma queda intensa na qualidade de vida. Atividades de lazer, descanso, ou mesmo momentos que podem ser usados com a família, são deixados de lado na rotina.

Todos os valores, objetivos e hábitos do mundo moderno favorecem o aparecimento de quadros de ansiedade. A velocidade dos acontecimentos, a falta de tempo livre para realizar as atividades do dia a dia e a pressão pela conquista do sucesso acabam por gerar um sentimento de euforia em busca do inalcançável, ao mesmo tempo em que a frustração está constantemente presente. A ansiedade, junto com o estresse e a depressão, pode ser considerada um dos males do nosso século.