A indesejada cefaleia pode ocorrer a qualquer hora do dia, mas algumas pessoas a sentem com frequência no período da manhã, ao acordar. Veja 4 possíveis motivos para isso estar acontecendo. 

Inflamação das vias nasais

Uma grande causa de enxaqueca matinal são os quadros de alergia ou infecções que provocam o inchaço sinusal. Quando há inflamação nas vias nasais (atrás dos olhos e face como um todo), resultado é uma enxaqueca horrível. 

Distúrbios do sono

O estresse, as preocupações cotidianas ou a ansiedades podem prejudicar a qualidade do sono, fazendo com que surjam transtornos que não nos permitem dormir ou descansar corretamente. Quando não acontece o chamado sono revitalizador, a enxaquecas é uma das desagradáveis consequências. A dor de cabeça matinal também pode indicar quadros de apneia do sono, quando ocorrem leves paradas respiratórias enquanto dormimos. Nesse caso, o cérebro não recebe oxigênio nestes segundos, provocando dor. 

Tensão muscular

O estresse do dia a dia também é culpado por nos sentirmos sempre tensos, e o nosso corpo responde a isso com uma musculatura mais enrijecida. Ora por não dormirmos o suficiente, ora por estarmos em uma postura incorreta, os músculos do pescoço e ombros ficam tensionados, fazem pressão sobre o crânio e produzem dor de cabeça. Até mesmo o bruxismo, que é a situação de ranger os dentes inconscientemente ao dormir, pode tensionar os músculos da face e pescoço e causar dor. Assim como os problemas posturais. 

Pressão arterial e diabetes

Ambas condições podem desencadear enxaqueca pelas manhãs. Isso ocorre, pois os vasos sanguíneos se dilatam, a pressão do fluxo sanguíneo aumenta e os músculos ficam tensos, incidindo sobre a cabeça.

Lembrando que, o mais importante, é procurar um médico para saber ao certo o que está acontecendo.

0 comments

Responder