ser feliz faz a gente envelhecer bem

No início do século XX, envelhecer era para poucos. A expectativa de vida girava em torno dos 40 anos, e chegar perto dessa idade significava ter pouco tempo e qualidade de vida. Com o avanço da ciência, medicina, tecnologia e adoção de medidas públicas de saneamento básico, saúde e controle de doenças, a expectativa de vida mais do que dobrou no século XXI.

Um envelhecimento saudável está diretamente ligado à prevenção, ou seja, é o resultado de uma vida que aliou bons hábitos, alimentação equilibrada, prática de exercícios e controle de saúde nos consultórios médicos. Esses cuidados impõem não somente uma boa condição física e mental, como também propicia a inclusão social, transformando a imagem do idoso na nossa sociedade.

Confira algumas dicas para se preparar para um envelhecimento saudável:

Exercite-se regularmente

envelhecimento saudável com exercícios físicos
A idade não é empecilho para que o idoso pratique atividades físicas, mesmo que de leve intensidade. Porém, são exigidos alguns cuidados para que as limitações do corpo sejam respeitadas, e principalmente que haja acompanhamento médico rigoroso

Exercite a memória

memoria-envelhecer
À medida que a idade avança e o corpo envelhece, a memória de uma pessoa tende a ficar mais fraca e imprecisa, o que pode, por vezes, impedir a realização de tarefas simples do dia a dia. É aconselhável que idosos leiam com regularidade, tenham vários passatempos ativos, façam palavras cruzadas ou outros jogos desafiadores para que a mente esteja constantemente ocupada e produtiva.

Tenha uma dieta saudável

alimentacao-saudavel-envelhecer
É recomendado alimentos com baixos teores de gordura e colesterol em todas as refeições, além de dar preferência para frutas e legumes que não precisam de cozimento. Dietas são extremamente importantes nos casos de idosos hipertensos, diabéticos, ou com alguma restrição alimentar.

Tenha uma vida social ativa

vida-social-envelhecer
Trocar experiências, ideias e compartilhar atividades com pessoas de mesma ou de idades diferentes faz com que o idoso não se sinta isolado, para que ele tenha mais autonomia e prazer nas relações interpessoais, além de evitar quadros de ansiedade e depressão.

Visite o médico regularmente

cuidados-medicos-envelhecer
Os check-ups podem prevenir surpresas. Prestar atenção em sinais como falta de ar, dor de cabeça e mudanças na pele do rosto e outras partes do corpo que ficam expostas ao sol são formas de prevenir quadros mais graves, ou adiantar o tratamento antes de qualquer evolução de doença.

Durma bem

soneca-envelhecer
É comum que o idoso repouse em horários diversificados e acabe tendo seu sono noturno atrapalhado. O ideal é que o dia seja ocupado com atividades e que o sono da tarde não ultrapasse de um cochilo de 30 minutos.

E o mais importante: SEJA FELIZ!

ser-feliz-envelhecer
Envelhecer bem também é uma questão de estado de espírito. Sentir-se jovem e animado, manter o senso de humor e uma vida leve auxiliam para uma saúde com mais qualidade. Pessoas nervosas, ansiosas e deprimidas são mais propensas a adoecer.

 

Recomendados

Sono revitalizador é a principal arma contra o estresse
Leia mais...
Bebidas quentes e comidinhas para regular hormônios que ajudam a dormir
Leia mais...
Insônia: dorme mal ou é ansiedade?
Leia mais...
Cheiro de natureza interfere positivamente no gerenciamento do estresse
Leia mais...
Série “Filmes que fazem bem para a alma” – “A voz do coração”, de Christophe Barratier
Leia mais...

0 comments

Responder