Ranger os dentes, apertar com força a mordida involuntariamente, é o que faz do bruxismo um transtorno incomodo e prejudicial para saúde.

Além dessa desordem funcional provocar um desgaste nos dentes e dores na musculatura e na cabeça, ele é um sintoma, ou seja, sua ocorrência pode indicar outros distúrbios de origem emocional, como ansiedade e estresse.

Nem sempre diagnosticá-lo é tão fácil, pois ocorre com maior frequência durante o sono, porém, uma vez percebido, é de grande importância que seja realizado o tratamento adequado.

O tratamento ocorre através de ansiolíticos para o controle dos quadros de estresse e ansiedade que podem estar associados ou/e pelo uso de placas intercruzais flexíveis de silicone ou as placas rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste e o abalo dos dentes.

O trânsito é um problema crônico das grandes cidades, fazendo com que a pessoas passem longas horas nos meios de transporte. Com tantas horas perdidas, temos uma queda intensa na qualidade de vida. Atividades de lazer, descanso, ou mesmo momentos que podem ser usados com a família, são deixados de lado na rotina.

Todos os valores, objetivos e hábitos do mundo moderno favorecem o aparecimento de quadros de ansiedade. A velocidade dos acontecimentos, a falta de tempo livre para realizar as atividades do dia a dia e a pressão pela conquista do sucesso acabam por gerar um sentimento de euforia em busca do inalcançável, ao mesmo tempo em que a frustração está constantemente presente. A ansiedade, junto com o estresse e a depressão, pode ser considerada um dos males do nosso século.

Só de pensar em apresentar um trabalho, fazer um discurso ou falar em público por qualquer motivo, o pânico toma conta. Calafrios, dor de barriga, suor excessivo, gagueira e taquicardia são alguns dos sintomas sentidos por aqueles que têm essa fobia, e esse bloqueio pode atrapalhar a vida social e profissional.

Uma crise de ansiedade pode ser imprevisível, e muitas vezes ser desencadeadas por razões inconscientes e desconhecidas. Por isso, é de grande valia ter as próprias técnicas de relaxamento. Com algumas ações simples é possível se acalmar e retomar o controle, até que o mal-estar vá embora.

O sono do bebê não segue a mesma lógica do sono dos adultos e por isso, a eterna angustia de achar ou que o bebê não dorme, ou que dorme demais. Além disso, o sono do bebê está suscetível à diversos acontecimentos e mudanças que ocorrem nos pequenos, como picos de crescimento, nascimentos dos dentes, entre outros fatores que atrapalham a rotina.