Todo mundo, vez ou outra, abusa da quantidade e da má qualidade dos alimentos, porém, quando esse comportamento se repete com frequência, ou quando ele está associado diretamente a algum evento ou circunstância que tenha causado um desconforto emocional, é hora de acender um alerta.

Isso porque uma linha muito próxima associa os hábitos alimentares compulsivos com a ansiedade. E da mesma forma que essa compulsão pode ser consequência da ansiedade, ela ainda pode piorar a situação, prejudicando a saúde física e mental.

Esses podem ser um sintoma de Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA), que se classifica como a situação em que a pessoa come exageradamente mesmo sem estar faminto ou episódios em que se passa mal de tanto comer.

É muito comum que quem sofre de compulsão, também sofra de depressão, ansiedade e outros transtornos psíquicos. Em geral, são pessoas com baixa tolerância à frustração, dificuldade em lidar com perdas e mudanças ao longo da vida, baixa autoestima ou ainda dificuldade em lidar com distintas emoções.

Esse aumento no apetite leva a busca por alimentos com altas concentrações de açúcar e carboidratos simples provocam um alívio momentâneo das desagradáveis sensações de ansiedade, de modo que há um prazer momentâneo.

Após a ingestão desses alimentos, muitas pessoas experimentam uma sensação de culpa, de modo que o alívio momentâneo só serve para piorar o estado psicológico, o que em seguida provocará ainda mais desejo por alimentos doces e calóricos. Dessa forma, a ansiedade engorda e provoca diversos problemas de saúde em decorrência disso.

Outro fator que provoca o ganho de peso, é que muitos ansiosos experimentam uma sensação de apatia, de modo que não possuem nenhuma vontade de realizar quaisquer atividades. Além disso as refeições são feitas normalmente com muita pressa e rápido demais. Dessa forma, a sensação de ansiedade demora a vir, e a pessoa acaba comendo mais do que deveria.

Recomendados

Dicas de hábitos para a hora de dormir e evitar a insônia
Leia mais...
Quais os  sintomas característicos da insônia e qual principal grupo de risco?
Leia mais...
Diferenciando preocupação de ansiedade e estresse
Leia mais...
Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade
Leia mais...
Principais alimentos causadores da insônia
Leia mais...

0 comments

Responder