Muitas vezes os significados de depressão e tristeza se confundem, mas reconhecer as diferenças entre os dois são imprescindíveis para o diagnóstico precoce da doença.

A tristeza é um sentimento momentâneo, considerado saudável e até importante pelos médicos. Ela ajuda nas situações de luto, perdas ou sofrimentos ocasionais. Representa uma fase de angústia, mas que possui uma duração de tempo determinado, até que o quadro vai se atenuando e a vida vai retomando o ritmo normal.

Quando a tristeza não passa e surgem sentimentos de apatia, indiferença, desesperança, isolamento, falta de perspectivas ou prazer pela vida, esse é um indício claro de depressão. Os sintomas podem passar por fases sutis, outras profundas, mas estão presentes com frequência. O importante é saber que depressão é doença séria e assim deve ser tratada.

Cada personalidade se manifesta de uma maneira. No ponto de vista psiquiátrico, a depressão encontra-se classificada no Grupo das Doenças Afetivas, ou seja, aquelas que tem uma evolução cíclica, em que se alternam períodos depressivos com fases de absoluta sanidade.

Ela pode ser leve, moderada ou grave, mas também é importante entender que esses são tempos de mudanças e crescimento, épocas que antecedem novos horizontes de amadurecimento do ser em constante processo de evolução.

0 comments

Responder