Os sintomas de estresse acendem um sinal de alerta no organismo: é hora de diminuir o ritmo. É hora de desacelerar e aliviar a pressão do dia a dia, pelo bem se sua saúde física e mental.

Uma pessoa que sofre com a estafa não possui um sono de qualidade, e com a falta do sono revitalizador, acaba agravando ainda mais o quadro de estresse. Presos nesse ciclo, as pessoas que sofrem com o estresse precisam saber a hora de parar e tomar atitudes para garantir mais qualidade de vida.

Confira algumas dicas para reduzir o estresse:

1 – Faça pausas estratégicas ao longo do dia

Aquele momento do cafezinho, ou da conversa de corredor com colegas de trabalho pode fazer bem para sua saúde. Deixar um pouco a mesa de trabalho, respirar e ter uma conversa descontraída durante o expediente ajuda a espairecer e até melhora a concentração ao retomar as atividades.

2 – Trate momentos de folga e descanso como prioridade

Aquele ditado “trabalhe para viver e não viva para trabalhar”, faz todo sentido. Nosso corpo pede e todos merecemos um dia de folga, momentos de descanso e descontração para manter a saúde em dia.

3 – Tire férias da produtividade

Ser altamente produtivo pode ser muito interessante, porém, todos precisamos de momentos de profundo descanso, introspecção e reflexão. Portanto, quando tiver férias, use esse tempo livre para simplesmente “fazer nada”.

4 – Pratique atividades físicas

A prática de exercícios não só faz bem para o corpo e para a mente, mas também ajuda a manter-nos mais motivado. Experimente e perceba como começar o dia com exercícios melhora o humor e dá um pique a mais.

5 – Vamos meditar?

A meditação nada mais é do que um treinamento cerebral que envolve técnicas de concentração, respiração e relaxamento. É um momento em que se faz um esforço em limpar a mente, esquecendo problemas, preocupações e fatos negativos. Para isso, uma das técnicas de concentração é fixar a mente em uma imagem ou emoção positiva como referência, já que pensamentos positivos estimulam a atuação do sistema nervoso parassimpático.

6 – Descubra seu hobby

Dedique algum tempo para se envolver em algo que contribua com sua sensação de calma pelo menos uma vez por semana, por pelo menos uma hora. Pode ser qualquer coisa que te ajude a relaxar e esquecer todos os seus problemas – ler, pintar, cozinhar ou se exercitar.

7 – Diminua estímulos eletrônicos e a super exposição às informações

Tente se policiar no consumo de informações, evitando a hiper estimulação do cérebro. Para isso, passe mais tempo longe do celular, televisão e outros meios de comunicação. Experimente fazer outros tipos de conexão, como com a natureza.

0 comments

Responder